
Durante encontro neste sábado (22), chefe do Executivo de Campinas, Dario Saadi, tomou posse como novo presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC. Governador defendeu ações de curto prazo para enfrentar déficit regional de leitos na saúde. Governador, prefeitos e secretário participam de evento para celebrar 25 anos de criação da RMC
Jefferson Souza/EPTV
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), prefeitos e outras autoridades se reuniram, na noite deste sábado (22), para debater os desafios e celebrar os 25 anos de criação da Região Metropolitana de Campinas (SP). O evento aconteceu em um hotel na metrópole.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Durante o encontro, Tarcísio falou sobre a importância da região administrativa para o estado e defendeu ações de curto prazo para enfrentar o problema de déficit regional de leitos na saúde.
“A gente vai procurar novos acordos, incluir também o perfil assistencial de alguns hospitais da região. Vamos iniciar tratativas com a Casa de Saúde de Campinas para poder aumentar a oferta de leitos para o SUS. Nossa ideia é ter, pelo menos, 140 leitos ali à disposição em pouquíssimo tempo”, afirmou.
Também participou da solenidade o secretário de Governo e Relações Institucionais do estado de São Paulo, Gilberto Kassab.
“[O evento] é a oportunidade que todos nós temos de reconhecer o trabalho dessa região metropolitana, desse consórcio, que tanto contribuiu para que Campinas e as cidades da região sejam o berço da ciência e tecnologia, da pesquisa no país”, disse Kassab.
Na ocasião, foi feito o lançamento do livro “25 anos de integração RMC”, escrito pelo jornalista José Pedro Martins, em comemoração ao aniversário da criação da Região Metropolitana de Campinas. A obra traz um panorama das transformações da região, relatando a trajetória e o papel dos municípios integrantes.
Nova gestão do Conselho
O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), tomou posse como presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC neste sábado (22), durante a solenidade.
“Nós temos os desafios das mudanças climáticas, que não tem fronteira de município. Temos o desafio da saúde. É abrir leito com caráter de urgência e discutir mais profundamente a possibilidade do Hospital Metropolitano. Temos o desafio da mobilidade urbana. Então, esses três desafios que vão conduzir a nossa gestão frente à Região Metropolitana de Campinas”, afirmou Dário.
A gestão do Conselho tem a duração de um ano. O vice-presidente agora é Rafael Piovezan (PL), prefeito de Santa Bárbara d’Oeste (SP).
A reunião foi presidida pelo ex-prefeito de Jaguariúna (SP) Gustavo Reis (MDB), que agora deixa o cargo de presidente do Conselho da RMC. Ele liderou o Conselho durante 5 mandatos, no ano de 2010 e de 2021 a 2024.
Criação da RMC
A Região Metropoliana de Campinas foi criada por lei complementar estadual em 19 de junho de 2000. É composta por 20 municípios e tem uma população de 3,2 milhões de habitantes (3.178.601).
As cidades que compõem a RMC são: Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas