Caçapava registra 1ª morte por febre amarela em 2025; vítima é homem de 52 anos


Segundo a prefeitura, o local provável onde o homem se infectou foi na região da Serrinha, que fica no limite com Jambeiro. Mosquito transmissor da febre amarela
Divulgação/SES-TO
A Prefeitura de Caçapava (SP) confirmou, na noite desta sexta-feira (21), a morte de um homem de 52 anos por febre amarela. É o primeiro caso da cidade neste ano.
De acordo com a prefeitura, o homem morava no bairro Piedade, mas o provável local de infecção é a região da Serrinha, que fica no limite com Jambeiro, cidade vizinha de Caçapava.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O início dos sintomas aconteceu no dia 7 de fevereiro deste ano, mas o homem só foi internado no dia 10. Ele foi atendido em hospital particular, e depois levado para São José dos Campos e São Paulo.
Ainda segundo a prefeitura, a vítima não estava vacinada. Neste domingo (23), a cidade vai realizar uma campanha de vacinação contra a Febre Amarela no Parque da Moçota, a partir das 9h.
A febre amarela é uma doença viral, transmitida pela picada de mosquitos infectados. A doença não é contagiosa, ou seja, não é passada de pessoa para pessoa.
Febre amarela: Governo de SP alerta para imunização pré-Carnaval
Os sintomas iniciais da febre amarela são:
Início súbito de febre;
Calafrios;
Dor de cabeça intensa;
Dores nas costas;
Dores no corpo em geral;
Náuseas e vômitos;
Fadiga;
Fraqueza.
Vacina contra febre amarela
Rodrigo Nunes/MS
Vacinação
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) ressalta que a vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença.
Segundo a pasta, a vacina faz parte do calendário de imunização e está disponível em todos os postos de saúde do estado.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.