![](https://s2-g1.glbimg.com/xWxN0gMTB2PM6YtbbS_q2ZBGktA=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/1/I/ItA067QqAOmYM6ZAMqzg/globo-canal-5-15-frame-55640.jpeg)
Francisco está respirando de forma autônoma – sem ajuda de aparelhos – e está seguindo a recomendação médica de repouso. Papa Francisco: boletim médico afirma que pontífice está com pneumonia nos dois pulmões
O Vaticano informou nesta terça-feira (18) que o Papa Francisco está com uma pneumonia nos dois pulmões. Francisco está internado desde a sexta-feira (14).
No primeiro comunicado desta terça-feira (18), o Vaticano informou que o Papa Francisco não vai mais participar dos compromissos programados para este fim de semana. Seriam uma audiência pública no sábado (22) e uma missa no domingo (23) – que será celebrada por outro sacerdote. Esses eventos fazem parte do calendário do Jubileu da Igreja Católica.
Mais tarde, o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, declarou que o Papa teve uma noite tranquila, descansou, tomou café da manhã e passou algum tempo lendo jornais, como faz regularmente. Francisco está respirando de forma autônoma – sem ajuda de aparelhos – e está seguindo a recomendação médica de repouso.
Papa Francisco: entenda o que é a infecção que afeta o pontífice
Segundo o Vaticano, o Papa recebeu inúmeras mensagens com votos de melhoras, além de desenhos e cartões de crianças da unidade oncológica.
Francisco deu entrada no hospital Gemelli, em Roma, na sexta-feira (14). O quadro inicial era de uma bronquite. Mas depois constatou-se uma infecção respiratória mais grave. Esta terça (18) é o quinto dia de internação, e o último boletim médico, divulgado à noite, fala que o quadro de saúde é ainda complexo.
O boletim descreve as etapas da doença. Francisco foi internado porque estava com uma crise gerada pela bronquiectasia, uma dilatação anormal dos brônquios, que provoca muita tosse e catarro. Além disso, Francisco estava com bronquite asmática. Ele vinha sendo tratado com antibióticos e cortisona. Na segunda-feira (17), os exames apontaram uma infecção polimicrobiana – são as infecções causadas por mais de uma bactéria, vírus ou fungos.
Nesta terça-feira (18), uma tomografia computadorizada revelou o aparecimento de uma pneumonia bilateral – que recebe esse nome quando afeta os dois pulmões. O pneumologista Gustavo Prado diz que a idade avançada e o histórico de doenças respiratórias do Papa fazem parte do quadro complexo descrito pelo Vaticano.
“Uma pneumonia tem um risco de complicação tanto maior quanto maior for a extensão de pulmão acometida por essa infecção e esse processo inflamatório. E particularmente em um contexto de um idoso, o uso eventual de antibiótico para o tratamento de outras doenças respiratórias e que muitas vezes pode haver um processo de seleção de agentes resistentes. A gente precisa, sim, ter essa atenção”, afirma o pneumologista Gustavo Prado.
A nota do Vaticano diz que embora o quadro continue complexo, o Papa Francisco está de bom humor. Ainda segundo o Vaticano, na manhã desta terça-feira (18), ele recebeu a Eucaristia e, durante o dia, alternou o descanso com a oração e a leitura de textos. O Vaticano encerra a nota afirmando que o Francisco está agradecido e pede para que continuem rezando por ele.
Papa Francisco: novo boletim médico afirma que pontífice está com pneumonia nos dois pulmões
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM:
Papa Francisco tem pneumonia bilateral, diz Vaticano
Pneumonia bilateral: entenda condição do papa Francisco