![](https://static.ndmais.com.br/2025/02/fides-deeke-cratera-2.png)
Um temporal na tarde desta quinta-feira (13) causou estragos em vários pontos de Blumenau, no Vale do Itajaí. Segundo a Defesa Civil da cidade, a quantidade acumulada de chuva até às 23h45 foi de 79,9 milímetros. O Parque Ramiro Ruediger registrou o maior volume, com 105,2 milímetros.
![cratera Cratera na rua 2 de Setembro que se abriu depois do temporal em Blumenau nesta quinta-feira (13)](https://static.ndmais.com.br/2025/02/rua-2-de-setembro-na-esquina-com-a-rua-25-de-julho-800x600.jpeg)
Rua 2 de Setembro, na esquina com a Rua 25 de Julho, no bairro Itoupava Norte – Foto: Divulgação/Portal Alexandre José/ND
Uma cratera se abriu na rua Fides Deeke, no bairro Itoupava Seca. A força da água levou uma parte da via. Na manhã desta sexta-feira (14), o Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) informou que já atua no conserto do rompimento na rede de abastecimento.
Na Rua 2 de Setembro, na esquina com a Rua 25 de Julho, no bairro Itoupava Norte, uma outra cratera também se abriu durante o temporal que atingiu a cidade, o que contribuiu o para o afundamento do asfalto. O Samae também enviou equipes para realizar o reparo.
Segundo o Samae, a rede está fechada nos dois locais e o abastecimento de água pode sofrer com intermitência em alguns pontos nos bairros Itoupava Norte e Itoupava Seca. Os trabalhos devem ser finalizados até as 12h e o abastecimento na região deve ser normalizado ao longo do dia.
De acordo com a Defesa Civil, até as 20h45 de quinta-feira, 145 ocorrências foram atendidas, a maioria de deslizamentos. O Corpo de Bombeiros informou que foi chamado para um total de 45, sendo: 26 de cortes e averiguações de árvore caídas, 16 salvamentos, buscas ou resgates e 3 de riscos potenciais.
Uma das ocorrências mobilizou os bombeiros no bairro Vila Itoupava. Três jovens pularam em um rio e um deles foi levado pela correnteza. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, os adolescentes estavam brincando no rio, quando um deles, de 15 anos, foi levado pela correnteza e não conseguiu voltar. As buscas continuam nesta sexta-feira (14).
Crianças estavam brincando no rio quando um deles foi levado pela correnteza – Vídeo: Divulgação/ND
Aulas canceladas em Blumenau
Devido aos estragos, as aulas foram suspensas na manhã desta sexta-feira na EBM Machado de Assis, EBMB Patrícia Helena Finardi Pegorim, EBM Wilhelm Theodor Schurmann, EBM Profª Hella Altenburg, EEI Adélia Cardoso (apenas educação infantil) e CEI Paulo Freire.
“A equipe da Secretaria de Educação já está atuando para solucionar os impactos causados pelo temporal e restabelecer as condições adequadas para o atendimento o mais rápido possível. Até as 10h de sexta-feira, será informado se a suspensão das aulas nessas unidades continuará no período da tarde”, disse a Prefeitura de Blumenau.
Saúde
Na saúde, o Ambulatório Geral da Família (AGF) da Itoupava Central foi atingido pelas fortes chuvas e está fechado na manhã desta sexta-feira para limpeza.
A previsão é que o atendimento seja retomado às 13h. Durante a manhã, as equipes serão remanejadas para as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) para realização dos atendimentos.
Carros submersos após temporal
Imagens que circulam nas redes sociais mostram motoristas se arriscando em ruas alagadas em Blumenau. Alguns carros aparecem submersos nas vias. Na rua Franz Volles, um homem foi flagrado andando com uma prancha de stand up no meio de uma área alagada.
Rua Almirante Barroso, Vila Nova – Vídeo: Divulgação/ND
R. Coronel Vidal Ramos – Vídeo: Divulgação/ND
Rua Antônio da Veiga – Vídeo: Divulgação/ND
Colégio Machado de Assis – Vídeo: Divulgação/ND
Rua Almirante Barroso, bairro Vila Nova – Vídeo: Divulgação/ND
Rua Franz Volles, na Itoupava Central – Vídeo: Divulgação/ND