![](https://s2-g1.glbimg.com/Hu8zrZg74i8gZyKM8QvZ80irVtA=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/e/u/jHOdLzQqKrAv3xO1WMRw/16394-111bb42b-718a-261b-7ba5-dd8d1a345f51.jpg)
Espetáculo ocorre no sábado (15) e ainda vai contar com participações especiais das cantoras Gigi Furtado, Andréa Pinheiro e Lucinnha Bastos. Theatro da Paz, em Belém
David Alves / Ag Pará
O Theatro da Paz celebra 147 anos no próximo sábado (15) e oferece ao público um concerto inédito da Amazônia Jazz Band (AJB) e a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP). O espetáculo ocorre às 20h com participações especiais das cantoras Gigi Furtado, Andréa Pinheiro e Lucinnha Bastos.
A comemoração também inclui gratuidade para as visitas guiadas ao Theatro até o dia 23 de fevereiro. Em 2024, a OSTP e a AJB realizaram mais de 40 apresentações para um público de cerca de 20 mil pessoas.
Além do Theatro, as apresentações também ocorreram nas Usinas da Paz da Região Metropolitana de Belém, através do projeto Sons da Paz. Outro projeto que também levou a OSTP e a AJB para fora dos muros da Theatro foi o Sons de Acolhimento, que ocorre em hospitais da capital.
No mês de janeiro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) oficializou a candidatura do Theatro da Paz, junto ao Teatro Amazonas (os Teatros da Amazônia) à Lista do Patrimônio Mundial da Unesco.
O dossiê com a documentação técnica será analisado pelo Comitê do Patrimônio Mundial, formado por 23 países signatários da Convenção sobre a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural da Unesco.
Considerado um dos Teatros-Monumentos do Brasil, o Theatro da Paz foi fundado em 1878 e, mesmo passando por uma série de reformas ao longo dos anos, ainda mantém diversos elementos originais.
A acústica perfeita, os lustres de cristal, o piso de madeiras nobres e os elementos decorativos revestidos com folhas de ouro são alguns dos detalhes que fazem do Theatro um espaço grandioso.
“Nós estamos muito felizes em comemorar os 147 anos do Theatro dessa forma, entregando mais uma obra e reunindo os nossos corpos artísticos no mesmo palco. Este concerto é um presente ao público que acompanha fielmente a Amazônia Jazz Band e a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, que movimentam e abraçam o nosso Theatro”, disse a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal.
Em janeiro e no início de fevereiro, o Theatro passou por reformas que incluiram a substituição de tacos danificados, o nivelamento do piso, a instalação de chapas metálicas na calha, entre outras melhorias.
Desde 2020, o espaço já passou por três obras que, além de garantir a manutenção adequada, também readequaram o local para incluir novas áreas, como duas salas com tratamento acústico voltadas para os ensaios dos corpos artísticos.
Vídeos com todas as notícias do Pará