Acompanhando as mudanças tecnológicas, o governo federal permite que os serviços do Cadastro Único sejam atualizados e acompanhados pelo celular. Com aplicativos para todos os dispositivos, o sistema facilita o acesso de quem apenas utiliza smartphones como forma de acesso à internet.
Quais são os serviços do Cadastro Único disponíveis no aplicativo?
Desde que passou por uma grande reformulação em 2022, o Cadastro Único online se tornou mais completo e acessível para os usuários e beneficiários de programas sociais do governo federal.
Disponível para aparelhos Android e iOS, o aplicativo pode ser acessado sem login para serviços básicos, e com acesso por CPF ou pela conta gov.br para uma navegação mais completa.
Entre as funcionalidades do app do Cadastro Único estão as consultas simples e completa aos dados da família inscrita, geolocalização dos postos de atendimento, emissão da comprovação de cadastro e a verificação dos programas sociais do qual o grupo familiar faz parte.
O aplicativo conta com outras abas para que o usuário tire suas dúvidas ou busque informações sobre benefícios sociais, tudo isso de forma prática e descomplicada.
Como atualizar o cadastro único pelo celular?
O aplicativo do CadÚnico permite um pré-cadastro, para que o responsável familiar confira se os moradores de sua residência estão devidamente inscritos no sistema.
A partir do preenchimento dos dados, o aplicativo irá buscar as informações na base governamental.
Ao encontrar o cadastro, será aberta uma tela com um formulário com os registros disponíveis, permitindo a confirmação do endereço e da lista de familiares.
O pré-cadastro permite a inclusão dos familiares, com a devida indicação do responsável familiar, no sistema do Cadastro Único, dando o prazo de até 120 dias para o comparecimento ao CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) para o complemento das informações.
Caso a família esteja cadastrada na base de dados, o representante familiar pode selecionar a função “Atualização Cadastral por Confirmação”, no qual ele poderá certificar a veracidade das informações posteriormente preenchidas.
É recomendado que o Cadastro Único seja atualizado a cada dois anos, pois isso, essa aba conta com um sistema de cores para alertar a necessidade da confirmação das informações.
O painel funciona da seguinte forma:
- Verde: significa que o cadastro da família está atualizado e não é necessária qualquer ação;
- Amarelo: significa que o cadastro está prestes a ficar desatualizado. Nesse caso, é possível atualizar os dados utilizando a opção “Atualização Cadastral por Confirmação”;
- Vermelho: o cadastro já está desatualizado e é muito importante realizar a atualização cadastral, que também pode ser feita clicando no botão “Atualização Cadastral por Confirmação”.
Quando é necessário visitar o CRAS para uma atualização presencial
O aplicativo do CadÚnico apenas permite a confirmação dos dados registrados, sendo que mudanças de endereço, trocas de emprego, nascimento ou falecimento de familiar e transferências escolares precisam ser atualizadas presencialmente.
Nessas situações, o representante familiar deverá se dirigir ao posto do CRAS mais próximo a sua moradia para informar as mudanças necessárias e manter os benefícios aos quais tem direito.
A visita ao CRAS também é necessária após a realização do pré-cadastro pelo app, pois será nesse posto de atendimento que o titular da família irá declarar todas as informações complementares de sua família, como dados sobre emprego, moradia, estudo e renda.