![](https://s2-g1.glbimg.com/YTq4Uin08TXkqHBuRTnJaTtc8c4=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/c/i/FaoZvQT9OjuP70Uh1qEg/zoonoses-morcego-raiva-185.jpg)
Animais foram encontrados nos bairros Roseira e Rio Acima. Ao todo, três casos foram identificados. Prefeitura identifica 7º caso de raiva em morcego em Jundiaí (SP)
Prefeitura de Jundiaí/Divulgação
Jundiaí (SP) identificou, nesta terça-feira (11), mais dois casos de raiva em morcegos neste ano. Os animais foram encontrados nos bairros Roseira e Rio Acima.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
De acordo com a prefeitura, um dos animais foi encontrado morto no quintal de uma residência. Um gato teve contato com o morcego e está em tratamento. O segundo também foi encontrado morto, em uma varanda.
Em janeiro, outro morcego, também diagnosticado com a doença, foi encontrado morto em uma casa na Vila Rio Branco. O morcego não teve contato com humanos, porém, os animais domésticos do local foram monitorados.
Por conta do diagnóstico positivo, os bairros receberão reforço das medidas de prevenção à raiva oferecidas pela prefeitura, com orientações aos moradores, estabelecimentos veterinários e a disponibilidade nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros.
Orientações
Os morcegos são animais silvestres altamente adaptados aos ambientes urbanos. Segundo a prefeitura, as espécies se alimentam de insetos, frutas ou néctar das flores e possuem grande importância ecológica.
Eles são protegidos por lei ambiental, com isso, a captura ou maus-tratos contra o animal são proibidos.
A Zoonoses recolhe o animal somente em casos de comportamentos suspeitos. São eles:
Voando durante o dia;
Voando em locais baixos, próximo ao chão;
Caídos ou mortos.
Ao encontrar um morcego com comportamento atípico ou em locais incomuns, a Visam deve ser informada imediatamente pelos telefones (11) 4589-6340 ou (11) 4589-6350. É importante que o ambiente onde o animal foi localizado seja isolado e que o morcego seja imobilizado, se possível, com o uso de um anteparo, como um balde, pote ou caixa.
Importante: em hipótese alguma o morador deve tocar no morcego, e cães e gatos devem ser afastados do local.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM