Incêndios que começaram em 7 de janeiro na cidade e foram contidos apenas nesta semana deixaram mais de 20 mortos e deslocaram milhares de moradores. Bombeiros trabalham para conter incêndio na região de Los Angeles, em 22 de janeiro de 2025
REUTERS/David Swanson
Uma empresa pública de energia da Califórnia afirmou nesta quinta-feira (6) que é provável que um equipamento tenha começado um dos focos dos incêndios que atingiram Los Angeles em janeiro.
O conjunto de incêndios, iniciados no dia 7, foi mais devastador atingir a região na história. As chamas foram contidas em sua totalidade pelo corpo de bombeiros da cidade apenas nesta semana. O último —e mais devastador— dos focos a ser extinto foi o de Pacific Palisades, na região oeste de Los Angeles.
Infográfico do incêndio
Incêndios em Los Angeles – Califórnia
Los Angeles já viveu outros incêndios florestais em sua história, mas os ocorridos desde o último dia 7 foram os que mais fizeram a cidade chegar perto do cenário de um filme-catástrofe.
O fogo já consumiu mais de 160 quilômetros quadrados, uma área maior que a de toda cidade de São Francisco, segundo levantamento do Cal Fire, o Departamento Florestal e de Proteção de Incêndios da Califórnia.
Até o momento, 25 mortes foram confirmadas em decorrência das chamas, segundo o escritório do médico legista do condado de Los Angeles. Mais de 12 mil edificações foram reduzidas a escombros, e 88 mil moradores receberam ordens para sair de suas casas.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Residentes de todas as classes sociais foram afetados, inclusive milionários e celebridades que escolheram morar perto da praia ou nas montanhas a oeste de Hollywood e Beverly Hills.
O principal foco de incêndio atinge regiões conhecidas por concentrar famosos, como Malibu. Os atores Mel Gibson, Anthony Hopkins, Billy Crystal e a influencer Paris Hilton perderam propriedades no local e no bairro de Palisades, que dá nome ao incêndio. Veja no infográfico acima a área afetada.
Bombeiros combatem incêndio em uma agência do Bank of America em Altadena, Los Angeles
Ethan Swope/AP
Um outro foco de incêndio, batizado de Eaton, devastou a comunidade de Altadena, ao norte de Pasadena, também lar de celebridades, como Mandy Moore.
Tanto os incêndios Eaton e o Palisades quanto o Hurst, no extremo norte a região metropolitana, são alimentados pelo tempo seco e pelos ventos de Santa Ana, fortes rajadas de ar que sopram do deserto em direção ao Oceano.
Uma estimativa preliminar da AccuWeather aponta que os prejuízos com a destruição já causada pelo fogo podem chegar até US$ 150 bilhões, o equivalente a mais de R$ 900 bi.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
VÍDEO: Veja como era e como ficou Pacific Palisades, bairro nobre de Los Angeles, após incêndios
Veja imagens de Pacific Palisades, bairro nobre de Los Angeles, antes e depois do incêndio
Incêndios em Los Angeles
ANTES E DEPOIS: o pior incêndio da história de Los Angeles
FOTOS e VÍDEOS mostram pior incêndio da história de Los Angeles
Bombeiro carrega mangueiras diante de incêndio em Palisades, em Los Angeles, nos EUA, em 11 de janeiro de 2025.
Jae C. Hong/ AP