Entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro de 2025, foram registrados 827 roubos de veículos em todo o estado. A média foi de 206 registros por dia. Após a onda de assaltos a carros no último final de semana, com mais de 800 casos no último final de semana, a Polícia Militar lançou na manhã desta quinta-feira (6) uma ação para tentar conter esse tipo de crime, principalmente, em bairros da Zona Norte. A corporação afirma que a tecnologia ajudará no combate ao roubo de veículos.
Durante o patrulhamento, os policiais vão contar com o apoio de drones e um caminhão acoplado, para monitoramento, que vai ficar baseado perto do Estádio Nilton Santos, no Engenhão.
No caminhão, os agentes conseguem acessar câmeras de trânsito da Avenida Brasil e das Linhas Amarela e Vermelha. Em caso suspeito, o condutor será abordado.
Além disso, câmeras espelhadas pela região ajudarão no monitoramento da área do 3º BPM (Méier) — que é responsável por 23 bairros da Zona Norte e foi a primeira a receber a operação.
Números altos
Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), a região do 3º BPM registrou um aumento no roubo de carros. Em dezembro, foram 270 casos. Um crescimento de 93% do que dezembro de 2023, quando foram 140 ocorrências.
No acumulado de 2024, a mesma região chegou à marca de 2.732 carros roubados. Um aumento de 43% em relação ao ano anterior, com 1.921 incidência.
Câmeras de segurança vão ajudar no combate ao roubo de carros
Reprodução/TV Globo
Mas, não é Méier que os números aumentaram: foi em todo o estado. Só na semana passada, entre quinta-feira (30) e domingo (2), foram mais de 800 veículos roubados em todo estado.
Com a Operação Impacto, policiais de um batalhão podem ser deslocados, segundo a corporação, para reforçar a segurança em outras áreas.
Essa organização vai depender do número de roubos em cada localidade — aquela com maiores casos, vai receber um maior efetivo. São mais de 200 PMs nessa ação, que não tem prazo para acabar.