
Um filhote de toninha, espécie de golfinho considerada em grave risco de extinção, foi encontrado vivo na Praia do Moçambique, em Florianópolis. O pequeno macho foi resgatado por especialistas e encaminhado ao Centro de Reabilitação da R3 Animal, onde recebe cuidados veterinários intensivos e é alimentado por meio de sonda.

Filhote de toninha é resgatado em praia de Florianópolis, em caso raro de sobrevivência – Foto: Reprodução ND
O resgate marca o primeiro caso registrado em Santa Catarina em 2024 envolvendo uma toninha ainda com vida. Por sua alta sensibilidade, o filhote precisa de um ambiente tranquilo para garantir sua recuperação. A expectativa é de que, após o tratamento, ele esteja apto a retornar ao habitat natural.
O golfinho toninha (Pontoporia blainvillei) é considerado o mamífero marinho com maior risco de extinção em todo o hemisfério sul. As ameaças estão relacionadas ao hábito costeiro do animal, que torna ela mais exposta às atividades humanas, desde a questão da qualidade da água, pesca e a poluição.
Golfinho toninha vive em pequenos grupos

O golfinho pode atingir até 1,70m e é uma espécie criticamente ameaçada de extinção – Foto: Laíza Castanhari/R3 Animal/Reprodução/ND
De acordo com o R3 Animal, a toninha é um dos menores cetáceos e pode atingir até 1,70m. A espécie costuma viver em pequenos grupos de dois a cinco animais e tem um comportamento discreto, o que a torna difícil de ser avistada no ambiente marinho.
Caso encontrar animais marinhos mortos na praia, a orientação é que o Programa de Monitoramento de Praias seja informado. O contato pode ser feito através do 0800 642 3341.