
Mais uma vez o Floripa Sustentável se antecipa para discutir questões prioritárias para a cidade. Nesta segunda-feira (25), no Hotel Faial, promove o último Almoço Estratégico do ano com o tema: Espaço da Penitenciária – Cidade da Cultura, Esporte e Entretenimento integrada à Bacia do Itacorubi.

Penitenciária de Florianópolis Foto: Eduardo Valente/ Reprodução/ ND
De acordo com o Governo do Estado, o presídio da Agronômica, inaugurado em 1930, vai ser desativado no final de 2026. E o movimento quer desde já colocar em debate a destinação da área de 170 hectares, o equivalente a 17 campos de futebol, localizado em um dos espaços mais importantes de Florianópolis.
Por isso convidou o secretário estadual de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, Paulinho Bornhausen, incumbido pelo governo de planejar o que vai ser feito da penitenciária, e o prefeito Topázio Neto, para colocar as ideias na mesa.
Mas também haverá duas apresentações técnicas: o secretário municipal de Planejamento e Inteligência Urbana, Michel Mittmann, vai explicar como o novo Plano Diretor potencializa uma proposta para aquele espaço, e o ambientalista Ike Gevaerd vai contextualizar o que significa a área com relação ao Parque do Mangue do Itacorubi e o Estuário Fritz Müller.