
Bonsai é uma arte milenar de cultivo de plantas em miniatura. Apesar de ter origem oriental, a técnica foi trazida ao Brasil há muitos anos e conquista diversos apaixonados pela natureza. Em Santa Catarina, por exemplo, um empresário cria um bonsai raro da espécie Junípero Shimpaku há 65 anos. Todo o empenho gerou resultado, a planta é avaliada em R$ 68 mil.

Bonsai é cultivado há mais de seis décadas em SC e custa R$ 68 mil – Foto: Gladionor Ramos/NDTV
O bonsai raro esteve presente na 84ª edição da Festa das Flores, em Joinville, no Norte catarinense. A planta atraiu olhares curiosos e muitos visitantes no estante do Bonsai Terapia, empresa de Blumenau.
Segundo Rafael de Souza, apesar da espécie ser chinesa, o exemplar presente no evento foi feito no Brasil e por brasileiros. “É a árvore do mestre Miyagi, do Karate Kid, e ela já tem 65 anos, com 30 anos de trabalho”, contou o empresário em entrevista à NDTV Record.
Como é feito um bonsai
O exemplar da Festa das Flores foi coletado quando tinha 35 anos de existência. Como bonsai, a árvore já completou outros 30 anos de vida, totalizando os 65 anos.
O termo bonsai significa “árvore na bandeja”, ou seja, plantas que são criadas em vasos e possuem tamanhos reduzidos do que normalmente teriam na natureza.
De acordo com Souza, o bonsai da espécie Junípero Shimpaku precisou ser enxertado antes de iniciarem os trabalhos de estilização e montagem de patamares para chegar ao desenho final da árvore.