
Um incêndio aconteceu em um asilo, localizado em Navegantes, Litoral Norte de Santa Catarina, na manhã desta sexta-feira (15). Foram retirados 14 idosos do local por funcionários e vizinhos, um deles foi encaminhado ao hospital da cidade após inalar fumaça.
Conforme o Corpo de Bombeiros Militar, quando chegaram, as chamas já tomavam conta de todo o sótão do local, sendo que o telhado com estruturas de madeira e telhas de amianto já estavam colapsando.

Incêndio em asilo de Navegantes acaba com idoso em hospital – Foto: CBMSC/ Divulgação
Os idosos que residiam no local foram retirados da área de risco e levados, por populares, à residência da proprietária do Centro Geriátrico. O morador que inalou fumaça foi atendido pela Samu e levado ao hospital.
Os bombeiros apagaram o fogo da edificação, que contava com laje de alvenaria parcial, sendo o restante laje em madeira. Isto, segundo o CBMSC, dificultou acessos e combate, pois havia risco de colapso da estrutura e material armazenado no sótão, gerando muita carga de fogo.

Sótão do local ficou tomado de chamas 14 idosos foram removidos da casa – Foto: CBMSC/ Divulgação
7 mil litros de água são usados para conter incêndio em asilo de Navegantes
Cerca de 7 mil litros foram utilizados para combate e rescaldo, que durou cerca de 1 hora e 20 minutos. Conforme informações coletadas no local, o responsável pelo asilo avistou um clarão seguido de queda e retorno de energia e fumaça saindo do chuveiro, quando dava banho em um idoso.
Depois disso, segundo os bombeiros, o homem ouviu barulho de fogo e fumaça vindo da parte superior da edificação.

Cerca de 7 mil litros foram utilizados para combate e rescaldo – Foto: CBMSC/ Divulgação
Além das pessoas, foram resgatados da edificação também coelhos e aquário com peixes. Também foi realizado o isolamento do local e orientação aos proprietários para preservar o local para perícia.