
Ele tinha 95 anos e estava internado após sofrer acidente doméstico. Pinheiro Rocha foi figura importante da saúde pública do DF e ajudou a consolidar Hospital de Base como referência em cirurgias. Francisco Pinheiro Rocha, médico pioneiro de Brasília, morre aos 95 anos
Reprodução
Morreu, na noite deste sábado (29), aos 95 anos, o médico Francisco Pinheiro Rocha, nacionalmente conhecido por operar o ex-presidente Tancredo Neves, no Hospital de Base de Brasília.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Segundo a família, Pinheiro Rocha sofreu um acidente doméstico na quarta-feira (26). Ele foi socorrido e estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, mas não resistiu.
O médico foi figura fundamental na saúde pública do Distrito Federal, ajudando a consolidar o Hospital de Base como centro de referência em cirurgias de alta complexidade. Também foi secretário de saúde e criador do Código Sanitário do DF.
Nascido em 1929, na Paraíba, ele se formou em medicina em 1955, pela Universidade Federal de Pernambuco. Se especializou em cancerologia, cirurgia-geral e gastroenterologia. Pinheiro Rocha ainda participou ativamente da criação de entidades médicas e ajudou a formar dezenas de novos cirurgiões.
O sepultamento será realizado na terça-feira (1º), em Brasília.
LEIA TAMBÉM:
FEMINICÍDIO: Mulher de 34 anos é encontrada morta em casa
ENTENDA: Homem é solto após passar um ano ‘esquecido’ na Papuda
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.