
Para saber melhor sobre essa história, a reportagem conversou com um dos embaixadores do esporte, Luiz Negão. Globo Repórter conta história do surgimento do frescobol, esporte que surgiu nas areia de Copacabana
O Globo Repórter desta sexta-feira (28) falou sobre o surgimento do frescobol, um esporte que nasceu nas areias de Copacabana na década de 1940 e rapidamente se tornou uma paixão entre os cariocas. Para saber melhor sobre essa história, a reportagem conversou com um dos embaixadores do frescobol brasileiro, Luiz Negão. Veja no vídeo acima.
“Um cara chamado Liam Pontes , tenista, pediu um marceneiro para fazer uma raquete de madeira e deu certo. Juntou o frescor da água, com o bol da bola, frescobol, nasceu o frescobol”, conta.
Luiz Negão, um dos grandes embaixadores do frescobol, tem 73 anos e lembra com carinho de como o esporte entrou em sua vida aos 13.
“A minha primeira raquete eu achei no lixo, ai eu peguei e concertei”, relembra.
Frescobol: conheça história do esporte que surgiu nas areia de Copacabana
Reprodução/TV Globo
Na época, ele não imaginava, mas, naquele momento, começava a produção das raquetes do Luiz Negão.
“O frescobol é apaixonante porque você não joga contra, é eu com você, não é eu contra você”, explica Luiz.
O frescobol não só conquistou os cariocas, mas também ganhou o mundo. Luiz Negão viaja pelo mundo divulgando e ensinando o esporte, que se tornou uma febre em países como o Japão.
“Eu já passei coisas bonitas na vida, por causa do frescobol. Fomos ao Japão ensinar os japoneses a jogar frescobol”, ressalta Luiz.
Repórter joga frescobol com Luiz Negão, um dos embaixadores do esporte
Reprodução/TV Globo
Veja a íntegra do programa abaixo:
Edição de 28/03/2025