
Gravação mostra pessoa fantasiada de personagem de ‘Pokémon’ correndo pelas da cidade de Antalya. Circula nas redes sociais um vídeo que mostra uma pessoa fantasiada de Pikachu, personagem de “Pokémon”, enquanto foge da polícia durante um protesto na Turquia. É #FATO.
selo fato
g1
▶️ O que mostra o vídeo?
A gravação, que veio a público em 27 de março de 2025, mostra uma pessoa vestida de Pikachu correndo da polícia em meio a outros participantes de um protesto na cidade de Antália, na Turquia.
Pikachu sai correndo da polícia em um protesto na Turquia
✅ Por que o conteúdo é verdadeiro?
O Fato ou Fake submeteu o vídeo ao Hive Moderation, ferramenta que identifica adulterações geradas por inteligência artificial. Segundo a ferramenta, há 0% de probabilidade do vídeo ter sido adulterado.
A imprensa internacional repercutiu amplamente a cena:
“Em uma cena surreal em meio aos protestos em andamento na Turquia, uma pessoa vestida com uma fantasia de Pikachu foi vista fugindo, enquanto a polícia se movimentava para dispersar manifestantes que apoiavam o prefeito de Istambul, Ekrem İmamoğlu”, diz a legenda da agência de notícias Reuters.
📌 O que está acontecendo na Turquia?
Em 19 de março de 2025, a polícia turca prendeu o prefeito de Istambul, Ekrem Imamoglu, que é também o principal rival do presidente Recep Tayyip Erdogan. Imamoglu foi detido por conta de acusações de suborno, manipulação de licitações, liderar organizações criminosas e prestar apoio a grupos terroristas. Ele negou e afirmou sofrer perseguição política.
A partir daí, vários protestos começaram a acontecer no país. De acordo com uma publicação nas redes sociais do ministro de Interior, Ali Yerlikaya, as manifestações aconteceram em mais de uma dezena de cidades, incluindo Istambul, a maior do país, e a capital, Ankara. Cerca de 1,9 mil de pessoas foram detidas.
Veja também
É #FAKE que trabalhador pode perder dias de férias por excesso de atestados
É #FAKE que trabalhador pode perder dias de férias por excesso de atestados
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito.