BRT em Florianópolis: obras para corredores exclusivos de ônibus devem começar em 2025

As obras para implantação do BRT em Florianópolis podem começar ainda em 2025, segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Rafael Hahne. O sistema, previsto há dez anos no Plamus (Plano de Mobilidade Urbana Sustentável), será viabilizado com investimento de R$ 159 milhões do Ministério das Cidades.

ônibus branco e azul parada em terminal

Projeto de BRT em Florianópolis pode sair do papel ainda em 2025 – Foto: Ian Sell/ND

BRT em Florianópolis pode mudar cultura de mobilidade na capital, diz especialista

Ao tirar o sistema de BRT em Florianópolis do papel, a cidade terá corredores exclusivos para ônibus, permitindo a circulação com mais agilidade em estações de embarque e desembarque específicas.

Pessoas em fila no Terminal de Integração da Trindade, local de início e fim de BRT em Florianópolis

Rota de corredor de BRT terá início e fim no Terminal de Integração da Trindade – Foto: Windson Prado/ND

O secretário de Infraestrutura de Florianópolis, Rafael Hahne, explica que a primeira fase do projeto prevê um corredor saindo do Titri (Terminal de Integração da Trindade), passando pelo Tisac (Terminal de Integração do Saco dos Limões) e pelo Ticen (Terminal de Integração do Centro) até retornar ao Titri.

Hahne espera que as obras se iniciem entre o final de 2025 e o início de 2026. Segundo o secretário, com os corredores ficando prontos, as linhas atuais de ônibus poderão usar os trechos. Para comprar ônibus otimizados para as estações e as construí-las, ele acredita que o processo pode demorar de 2 a 3 anos.

MAPA com representações de corredores de BRT em Florianópolis

Projeto da Prefeitura prevê diferentes linhas de corredores de BRT – Foto: Reprodução/PMF

O engenheiro Carvalho acredita que para além da melhora na mobilidade, os ônibus passando livremente nos corredores podem motivar os motoristas de carros e motos a repensarem sua forma de locomoção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.