
O ministro Alexandre de Moraes exibiu, em julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal) na manhã desta quarta-feira (26), um vídeo que reúne cenas dos atos do 8 de janeiro de 2023. A Primeira Turma do STF decidiu aceitar a denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) sobre a suposta tentativa de golpe de Estado que teria ocorrido após as eleições de 2022.

Bolsonaro e sete aliados se tornaram réus por decisão unânime da Primeira Turma do STF nesta quarta-feira – Foto: Antonio Augusto/STF/ND
Relator do caso, Moraes foi o primeiro dos cinco ministros a votar a favor de tornar réus o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados pela suposta trama golpista. Ele fez questão de mostrar imagens do 8 de janeiro para comprovar que houve violência no episódio.
“Não foi um passeio no parque. Absolutamente ninguém que lá estava, estava passeando. E ninguém estava passeando porque tudo estava bloqueado, houve necessidade de romper barreiras policiais”, ressaltou.

“Violência selvagem”, descreve Moraes ao mostrar atos do 8 de janeiro de 2023 em Brasília – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/ND
O ministro do STF afirmou que pessoas de má-fé usam notícias falsas e milícias digitais para “criar uma própria narrativa, como disse ontem, de velhinhas com a Bíblia na mão, de pessoas que estavam passeando, que estavam com batom, e foram lá passar um batonzinho só na estátua”.
O vídeo de cerca de cinco minutos também incluiu parte do depoimento da cabo da Polícia Militar do Distrito Federal, Marcela da Silva Morais Pinn, que foi agredida com barras de ferro e pedras por apoiadores de Bolsonaro no 8 de janeiro.
Moraes caracterizou os atos como uma “guerra campal” e “violência selvagem, incivilidade total com pedido de intervenção militar e golpe de Estado”, reforçando as cenas de depredação ao patrimônio público e confronto com polícia.
Veja imagens do 8 de janeiro exibidas por Moraes para comprovar materialidade da violência
Alexandre de Moraes usou vídeos dos atos do 8 de janeiro para mostrar que “não foi passeio no parque” – Vídeo: Reprodução/X/ND