
Se os pacientes sofrem de diabetes, geralmente há uma associação a deficiência de vitamina D e que afeta até seis em cada dez diabéticos tipo 2.
No entanto, ainda não foi esclarecido de maneira conclusiva se a doença é uma das razões para a deficiência de vitamina D e outros micronutrientes ou se essa deficiência promove diabetes.
Como mostra um estudo recente, a vitamina D em altas doses pode reduzir significativamente os níveis de açúcar no sangue.

Cápsulas de vitamina D podem ajudar a baixar o diabetes – Foto: Pixabay/ND
Vitamina D reduz açúcar no sangue
A vitamina D pertence ao grupo dos calciferóis lipossolúveis e um dos representantes mais importantes é a vitamina D3 (colecalciferol), produzida na pele quando exposta à luz solar.
Cerca de 80 a 90% podem ser cobertos pela produção do próprio corpo. A vitamina do sol é importante para a saúde óssea e dentária e está envolvida em vários processos metabólicos.
Vitamina D para tratamento de diabetes?
Em uma meta-análise de 39 ensaios clínicos controlados com um total de cerca de 3 mil participantes, pesquisadores chineses examinaram o efeito da ingestão de suplementos alimentares contendo vitamina D (NEM) no diabetes tipo 2.
O resultado: a vitamina do sol foi capaz de contribuir para melhorar o controle do sangue e o diabetes.

Suplementação de vitamina D suplementação reduziu, entre outras coisas, os níveis de açúcar no sangue – Foto: Pixabay/ND
Segundo o estudo, a suplementação reduziu, entre outras coisas, os níveis de açúcar no sangue em jejum e a longo prazo (HbA1c), assim como os níveis de insulina em jejum.
A vitamina D provou ser eficaz no tratamento do diabetes quando os pacientes apresentavam deficiência, sobrepeso ou tinham um nível de açúcar no sangue. A eficácia dependia da dose e duração do uso.
Efeito nos níveis de açúcar no sangue
A ingestão a curto prazo de preparações em altas doses mostrou um efeito pronunciado nos níveis de açúcar no sangue.
Tomar suplementos alimentares com vitamina D pode desempenhar um papel no tratamento do diabetes. “Nosso estudo sugere que a suplementação de vitamina D pode ser recomendada como um tratamento complementar para pacientes com diabetes tipo 2.”
É necessário procurar orientação médica com antecedência para evitar overdoses e riscos à saúde associados. O excesso de vitamina C presente no sol pode fazer mais mal do que bem.