
A cobra pré-histórica viveu há cerca de 65 milhões de anos. Trata-se da Titanoboa cerrejonensis, serpente considerada a maior cobra do mundo e que habitava as florestas tropicais da América do Sul.

Titanoboa foi considerada a maior cobra do mundo e alcançava cerca de 13 metros e pesava até uma tonelada – Foto: Smithsonian Natural History Museum/Reprodução/ND
Acredita-se que a serpente alcançava 13 metros de comprimento e pesava até 1,25 toneladas. Só para se ter uma ideia do tamanho da cobra pré-histórica, uma sucuri adulta pode chegar a 6,5 metros de comprimento.
De acordo com um artigo do Smithsonian Institution, a descoberta da cobra ocorreu em 2007. O que pareciam ser restos de um crocodilo, na verdade tratava-se da maior cobra do mundo já descoberta na história.
Maior cobra do mundo pode perder título?
O reinado da Titanoboa como a maior cobra do mundo pode estar com os dias contados. Um fóssil de uma serpente de 15 metros de comprimento, superando as medidas da cobra pré-histórica, foi encontrado na Índia.

É uma das maiores cobra já encontradas – Foto: Divulgação/Reprodução/ND
Pesquisadores do Instituto Indiano de Tecnologia Roorkee tropeçaram em um segmento notavelmente bem preservado da coluna vertebral da cobra. A análise, baseada em 27 vértebras, identificou o espécime como Vasuki indicus, uma espécie extinta há muito tempo.