Em Santarém, Governador do Pará entrega viaturas de combate a incêndios e cobra providências do Ibama sobre queimadas na região


Helder Barbalho anunciou ainda que efetivo do Corpo de Bombeiros foi reforçado e que aeronaves estão atuando na região. Governador Helder Barbalho, em Santarém
Dominique Cavaleiro/g1
O Governador do Pará, Helder Barbalho, cumpriu agenda da compromissos na tarde deste sábado (30) em Santarém, no oeste do Pará e anunciou medidas para combater os incêndios na região e, consequentemente, acabar com a fumaça que tem preocupado os moradores da região.
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Helder Barbalho chegou na orla da cidade por volta das 18h30 acompanhado do filho, Helder Filho, do Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, do Prefeito eleito Zé Maria Tapajós e o vice Carlos Martins, além do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, Cel. Jayme Benjó e o comandante Corpo de Bombeiros de Santarém, o Tenente-coronel Celso Piquet.
Também estiveram acompanhando o governador do Pará, o Deputado federal Henderson Pinto, a Deputada Estadual Maria do Carmo, vereadores e outras personalidades.
Efetivo do Corpo de Bombeiros foi aumentado e novas viaturas vão ajudar no combate às queimadas
Dominique Cavaleiro/g1
Isso porque, além de visitar a região para verificar a situação da qualidade do ar em Santarém, Helder Barbalho entregou mais 8 viaturas para o Corpo de Bombeiros para auxiliar no combate à incêndios e queimadas, além de anunciar reforço de mais 40 Bombeiros Militares que vão atuar no 4º GBM.
Ao g1, Helder Barbalho também anunciou que aeronaves estão sobrevoando a região e combatendo os incêndios.
“Estamos com as viaturas e também com as aeronaves que estão aqui mobilizadas, inclusive todas elas adaptadas com cestas para água, para que a estratégia terrestre e também a estratégia aérea e com isto nós possamos diminuir os focos de queimada na região”, disse o governador Helder Barbalho.
Helder Barbalho também aproveitou para cobrar uma atuação mais firme do Ibama em relação as áreas federais. O governador destacou que já cobrou um posicionamento do órgão, mas até o momento não obteve resposta.
“Quero registrar aqui a importância e fazer um pedido que haja o apoio por parte do Ibama para cuidar das suas áreas federais até o momento o Ibama não se manifestou. Nós já solicitamos ao Ibama, já faz mais de um mês, que eles possam cuidar das áreas federais infelizmente não tem acontecido. Isto precisa ser visto já que o estado toma conta das áreas de jurisdição estadual e precisa ter o apoio nas áreas federais dos órgãos de controle para que com isto nós possamos garantir que todas as áreas estejam sob monitoramento”, continuou Helder Barbalho.
Ainda segundo o governador, além do aumento no efetivo de 104 para 144 militares e a entrega das viaturas, foram deslocadas viaturas de Itaituba e Altamira. Helder Barbalho enfatizou que para que toda essa força-tarefa surta o efeito desejado, também é importante a participação da população, no sentido de não utilizar fogo para limpezas, prática essa que inclusive está proibida em todo o estado.
“O Estado faz a sua iniciativa, faz a sua ação, mas se não houver a consciência de cada cidadão de que ao tocar fogo na sua propriedade para uma limpeza de pastagem pode avançar sobre a propriedade do vizinho. Se a fumaça, ela não escolhe quem ela atinge nos problemas respiratórios, portanto todos estão afeitos às repercussões destes casos que têm acontecido. Portanto, é apelar a sociedade para a conscientização para que nós possamos compreender que a previsão de chuva nesta região só acontecerá a partir da segunda quinzena de dezembro. Portanto, nós teremos ainda pelo menos 15 dias de forte estiagem”, completou Helder Barbalho.
Militares do Corpo de Bombeiros na orla de Santarém
Dominique Cavaleiro/g1
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.