Paulo Vinícius foi o mais votado da categoria. Ele é defensor desde 2006, primo da ex-prefeita de Magé Núbia Cozzolino e foi subprocurador-geral do município da Baixada na gestão dela. Paulo Vinícius Cozzolino foi escolhido pelo governador Cláudio Castro e comandará a Defensoria Pública do RJ a partir de 2025
Divulgação/Defensoria Pública do RJ
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, nomeou o defensor Paulo Vinícius Cozzolino Abrahão para o cargo de defensor público-geral do RJ.
Paulo Vinícius coordenará a Defensoria Pública durante o biênio de 2025/2026. A nomeação aconteceu no Diário Oficial do Estado em 26 de novembro.
Paulo Vinícius Cozzolino foi o mais votado em eleição da categoria em 8 de novembro: 650 votos, o equivalente a 63,4% do total de votos.
Em segundo lugar, ficou a atual defensora pública-geral Patrícia Cardoso Tavares. A defensora teve um total de 375 votos, cerca de 36,5% da votação.
Após 18 dias, o governador escolheu o mais votado pela categoria.
“Eu tenho que agradecer muito a todo mundo que acreditou na gente, a todo mundo que ficou ao nosso lado nessa campanha, que acreditou, que está aqui. É a possibilidade de uma renovação, de continuar crescendo. A Defensoria está dando certo há 70 anos, e vai continuar dando certo por mais 70, 140 anos. Eu queria, de verdade, convidar todo mundo mesmo para comemorar, não a eleição, mas a Defensoria”, disse Paulo Vinicius Cozzolino.
O defensor é primo da ex-prefeita de Magé Núbia Cozzolino e ocupou o cargo de subprocurador-geral do município durante a gestão da prima.
Paulo Vinicius Cozzolino Abrahão, atualmente, cumpre seu segundo mandato como presidente da Caixa de Assistência aos Membros da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (Camarj).
Defensor público desde 2006, atuou em 28 municípios do RJ e em órgãos com diversas atribuições. Atualmente, é titular da 1ª Vara Cível de Nilópolis. Em 2016, assumiu a Secretaria-geral da Defensoria Pública do RJ.
A posse do novo defensor geral deve ser marcada para janeiro de 2025.
Decreto do governador Cláudio Castro nomeando Paulo Vinícius Cozzolino para defensor público-geral do RJ
Reprodução