Sistema Guandu passou por manutenção anual na terça-feira (26). Mas o abastecimento não foi normalizado a pedido das concessionárias responsáveis pela distribuição de água, que finalizavam serviços de manutenção em suas redes. A demora na normalização fornecimento causou falta d’água. ETA Guandu
Divulgação/Cedae
Moradores de várias regiões do Grande Rio reclamam de falta d’água há 4 dias após uma manutenção no Sistema Guandu na terça-feira (26).
Embora o serviço tenha sido concluído dentro do cronograma previsto, o sistema só voltou a operar com 100% da capacidade na manhã desta quinta-feira (28), causando desabastecimento em vários pontos.
Segundo a Cedae, o retorno da operação foi feito de forma gradativa a pedido das concessionárias, que executavam reparos na rede de distribuição.
A demora na normalização do fornecimento de água causou transtornos para a população e o comércio. Hospitais e clínicas tiveram que suspender cirurgias eletivas, e algumas escolas e universidades decidiram suspender as aulas.
Por conta da interrupção do abastecimento de água, o Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ) suspendeu o atendimento presencial nesta sexta-feira (29).
Falta de água ainda afeta população no Rio
Entenda o que aconteceu:
A Cedae paralisou o Sistema Guandu na terça-feira (26), da 0h às 22h, para a manutenção preventiva anual. A intervenção é programada e tem como objetivo garantir o pleno funcionamento do Guandu nos meses mais quentes do ano, quando o consumo de água aumenta e o sistema opera em sua capacidade máxima.
Para que o serviço fosse feito, a produção de água teve que ser suspensa nos municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados, na Baixada Fluminense.
A manutenção foi concluída dentro do prazo estipulado, sem atrasos. Mas o retorno da operação foi feito de forma gradativa a pedido das concessionárias, que executavam reparos na rede de distribuição.
O sistema só voltou a operar com 100% da capacidade às 10h55 desta quinta-feira (28), causando desabastecimento em vários pontos do Grande Rio.
As concessionárias Iguá Saneamento e Águas do Rio dizem que abastecimento de água no Grande Rio será 100% normalizado até as 12h de domingo (1º).
Sistema Guandu
Reprodução/TV Globo
Composto pela Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu e a Elevatória do Lameirão, o Sistema Guandu é responsável pelo abastecimento de mais de 10 milhões de pessoas no município do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense.