Paul Reubens, conhecido pelo personagem Pee-wee Herman, morre aos 70 anos


Ator tinha câncer há seis anos. Em mensagem no Instagram, ele pede desculpas por não ter divulgado doença publicamente. Paul Reubens em imagem do dia 7 de dezembro de 2009, em Los Angeles
Danny Moloshok/AP/Arquivo
Paul Reubens, conhecido pelo personagem atrapalhado Pee-wee Herman, morreu aos 70 anos, na noite deste domingo (30). Segundo uma publicação no Instagram, Paul tinha câncer há seis anos.
O comunicado que falava sobre a morte era acompanhado de uma mensagem do ator, na qual ele pede desculpas por não ter vindo a público para falar sobre a doença.
“Sempre senti um imenso amor e respeito de meus amigos, fãs e apoiadores”, escreveu Paul.
“Na noite passada, nos despedimos de Paul Reubens, icônico ator americano, comediante, escritor e produtor. Seu amado personagem Pee-wee Herman encantou gerações de crianças e adultos com sua positividade, carisma e a crença da importância da bondade”, informou o texto, acompanhado da mensagem de Paul.
Paul Reubens iniciou a carreira artística na década de 1970, em Los Angeles, durante a apresentações ao vivo do grupo de comédia Groundlings.
Em 1980, ele estreou o programa de teatro “The Pee-wee Herman Show”, com o personagem que parodiava apresentadores de programas de auditório infantis.
Em 1985, Pee-wee foi para os cinemas em “As grandes aventuras de Pee-wee”, dirigido por Tim Burton (“Dumbo”). Um ano depois, o personagem ganhou a série “Pee-wee’s Playhouse”, exibida nos EUA entre 1986 e 1991.
Ao longo da carreira, Paul Reubens estrelou filmes como “Heróis Muito Loucos” (1999) e “Profissão de Risco” (2001). Na TV, fez participações em séries como “30 Rock”, “The Blacklist”, “Pushing Daisies” e “Reno 911!”.
Seus últimos trabalhos foram em 2021, no curta “The crown with a shadow” e na animação “O show de Tom & Jerry”.
Em 1991, Reubens foi detido por atentado ao pudor em um cinema adulto, na Flórida. Em 2002, o ator enfrentou novamente a justiça, sendo acusado de portar material obsceno infantil.
O ator se autoproclamava colecionador de artigos eróticos, negando as acusações de pornografia infantil. As acusações foram retiradas em 2004.
Paul Reubens, em imagem de dezembro de 2009, em Los Angeles
AP Photo/Danny Moloshok

Adicionar aos favoritos o Link permanente.