
Está chegando o maior Carnaval de todos os tempos da Grande Florianópolis, com duas noites de desfiles e uma cobertura multiplataforma do Grupo ND, com mais de cem profissionais envolvidos. O primeiro dia de desfiles, na sexta-feira (28), terá transmissão ao vivo no portal NDMais e NDPlay, a partir das 21h. Já no sábado a transmissão da NDTV, ao vivo, será a partir das 22h30.

Cobertura multiplataforma do Grupo ND para o Carnaval 2025 – Foto: Divulgação/ND
Inédito em Florianópolis, o desfile das escolas de samba do grupo especial em duas noites promete lotar a passarela Nego Quirido com 30 mil a 35 mil pessoas por dia. Para mostrar todo esforço das comunidades e dos membros das 10 escolas de samba que participam do Carnaval, o Grupo ND mobiliza não apenas os profissionais como também toda tecnologia possível. Além disso, também apresenta novidades na transmissão.
Diretor de Programação do Grupo ND, Marcelo Campanholo destaca que um diferencial esse ano, algo inédito no Carnaval de Florianópolis, é trazer acessibilidade para as pessoas.
“É muito importante esse movimento que estamos fazendo. A transmissão de sábado vai ter audiodescrição. Veja a importância que damos para um evento desse tamanho, a importância que damos ao telespectador, incluindo pessoas com deficiência visual, para que também possam acompanhar com as famílias em casa”, registra.
Para a gerente operacional do Grupo ND, Adriana Heller, a empresa vem evoluindo muito no quesito qualidade, em busca da nota dez.
“Teremos muitos elementos diferenciados na passarela, como efeitos de áudio e vídeo, inspirados em grandes transmissões mundiais. Somos a única emissora que transmite os desfiles de Carnaval com cada escola mantendo sua característica na arte gráfica. Isso mostra o respeito que temos por todas as agremiações e pelo povo que faz efetivamente o Carnaval acontecer”.
Segundo Adriana, a transmissão virá com surpresas, mas é preciso aguardar.

Expectativa para o desfile de Carnaval – Foto: Divulgação/ND
Na cobertura multiplataforma do Grupo ND, o jornal ND também terá edições especiais, sendo a primeira amanhã, com informações dos desfiles das cinco primeiras escolas, além dos perfis das agremiações e detalhes da estrutura da Nego Quirido.
A edição do fim de semana traz tudo sobre a segunda noite dos desfiles, com informações das outras cinco escolas. “Na edição de segunda-feira (3), uma superedição, em que o jornal vai detalhar ao leitor como foram os dois dias de desfiles e mostrando, também, as festas dos blocos de rua de Florianópolis. Uma novidade esse ano serão as páginas fotográficas. Quem estiver na passarela, nos blocos ou nas festas de Carnaval, poderá se ver no jornal. Fotógrafos contratados pelo Grupo ND estarão espalhados por diversos pontos da cidade registrando a folia”, explica o editor-chefe do jornal ND, Rodrigo Lima.
Gerente do portal ND Mais, Júlia Reis explica que o site terá uma base operacional, no prédio Nega Tide, na Nego Quirido, acompanhando tudo nos dias de desfile.
“Teremos estrutura de computadores, estação de trabalho, editores o tempo todo dando suporte para os repórteres na passarela cobrindo as escolas, além de fotógrafos mobilizados e uma publicação por escola, além da transmissão ao vivo pelo ND Play e Portal ND Mais”, afirma.
Transmissão diferenciada do Carnaval 2025
“Em time que está ganhando, não se mexe”. Essa filosofia foi seguida à risca na escolha dos profissionais que conduzirão a transmissão do desfile na NDTV. A apresentação fica a cargo de Raphael Polito e Amanda Santos. Os comentários com André Calibrina e Marcelo Machado.

Cobertura do Carnaval terá apresentação de Raphael Polito e Amanda Santos – Foto: Divulgação/ND
Indo para o quarto ano de transmissão na NDTV, Raphael Polito está realizando um sonho. “Consegui unir coisas que gosto muito: contar histórias, conhecer a história propriamente dita e o Carnaval. É uma realização profissional”, descreve o jornalista, que também considera uma chance mágica levar emoção às pessoas que não conseguem estar na passarela.
“Sinto muito orgulho do trabalho que estamos fazendo. Crescemos a cada ano, isso é evidente, e o Carnaval cresceu na mesma medida.”
Amanda Santos tem 15 anos de profissão e dez de transmissão de Carnaval, mas diz que é sempre como se fosse a primeira vez. A expectativa dela está nas alturas. “Vai ser um dos maiores carnavais. As escolas estão se acolhendo, vejo um barracão pedindo material para o outro e vice-versa. Escolas novas vencendo desafios, tomando a comunidade. Vai ser surpreendente”, acredita.

Amanda Santos conta a expectativa para cobertura do Caranaval – Foto: Divulgação/ND
O comentarista André Calibrina é outro com grande expectativa para a transmissão e considera uma grande responsabilidade esse trabalho. “Tem que fazer perto da perfeição, pois ficará gravado para a eternidade”. Na avaliação dele, será um Carnaval diferenciado: “Tem uma rapaziada nova surgindo com muita vontade de trabalhar. Eles pesquisam, procuram correr na frente e isso faz com que, automaticamente, o nível entre essas escolas se nivelem.”
Para Marcelo Machado, a grande expectativa deste ano recai sobre o desfile em duas noites, em que ele vê três aspectos positivos: “Essa medida não apenas devolve às agremiações uma condição igualitária, em termos de competição, como coloca o espetáculo de passarela, novamente, em rota de resgate com uma grande programação, que a cidade já teve em fins dos anos 1980 na passarela Paulo Fontes, quando tínhamos atrações que preenchiam uma programação de quatro noites, com escolas de samba, grandes sociedades e blocos de enredo”.
O terceiro aspecto, segundo ele, é dar a devida importância à passarela Nego Quirido, equipamento cultural que ajudou a dar vida ao aterro e que já se configura, assim como a ponte Hercílio Luz, como elemento fundamental da paisagem cultural de Florianópolis.