Ellen Oléria é artista atravessada pela música e pela militância de Nina Simone (1933 – 2003)
Diego Bresani / Facebook Ellen Oléria
♫ CRÔNICA
♩ O Carnaval de Ellen Oléria será com o repertório de Nina Simone. Não, a artista brasiliense não sairá em bloco e tampouco subirá em trio elétrico com o repertório da cantora, compositora e pianista norte-americana. Com participação de Izzy Gordon, Ellen dará voz ao repertório de Nina em show agendado para 3 e 4 de março – segunda-feira e terça-feira de Carnaval, respectivamente – na programação off-folia do Sesc Santana, em São Paulo (SP).
O show está longe de ser inédito, tendo circulado pelo Brasil ao longo de 2024. Aliás, a rigor, o tributo de Ellen a Nina se origina do encontro da artista em 2017 com Alma Thomas, cantora nascida em Nova York (EUA) e residente no Rio de Janeiro (RJ). Cantar Nina como convidada do show de Alma gerou o tributo em que Ellen canta Nina Simone com Paola Lappicy ao piano.
Ambas, Alma e Ellen, são mulheres atravessadas pelo canto ativista de Eunice Kathleen Waymon (21 de fevereiro de 1933 – 21 de abril de 2003), nome verdadeiro de Nina Simone, artista que foi do jazz ao soul, passando pelo gospel e pelo blues, entre outros gêneros musicais norte-americanos.
Nina jamais se curvou aos preconceitos e fez história. Tanto que a militância e a música de Nina Simone reverberam em todo o mundo, impactando nomes como Ellen Oléria, cantora e compositora negra e lésbica, nascida e criada na periferia de Brasília (DF).
Ellen se tornou, ela própria, uma voz ativista no circuito da música independente brasileira. Treze anos após ter ganhado projeção nacional ao vencer a primeira temporada do programa The Voice Brasil, exibida em 2012 pela TV Globo, Ellen Oléria vem pavimentando caminho artístico trilhado com autonomia.
A gravadora Universal Music até tentou enquadrar a cantora nos padrões mercadológicos ao bancar o terceiro álbum da artista, Ellen Oléria (2013), o primeiro da artista após o talent show do ano anterior. Mas Ellen escapou do domínio e reconquistou a liberdade artística.
É com essa liberdade que Ellen canta o repertório de Nina Simone com toques afro-brasileiros e a potência da voz de soprano, fazendo o próprio Carnaval para quem quer ficar longe da folia.
Ellen Oléria faz o Carnaval ao cantar Nina Simone no circuito off-folia de SP
Adicionar aos favoritos o Link permanente.