
Moradores da ilha enfrentam transtornos por conta de temporal. Nesta segunda (24), o ICMBio liberou a visitação à Praia do Sancho, à Baía dos Porcos e à Trilha Capim-açu. Imagem de arquivo mostra Noronha nublada
Ana Clara Marinho/TV Globo
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) renovou o alerta com previsão de chuva com intensidade de moderada a forte em Fernando de Noronha nesta segunda-feira (24). Segundo a instituição, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deve “atuar favorecendo pancadas de chuvas significativas ao longo da semana na ilha”.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
No último final de semana de fevereiro, um temporal causou estragos em Noronha. Casas do conjunto habitacional da Floresta Nova ficaram alagadas (veja vídeo abaixo). Parte do muro da Praça São Miguel, na Vila dos Remédios, desabou. No local, foi instalado o palco para as festividades de carnaval na ilha.
Chuva forte alaga casas em Fernando de Noronha
A Administração de Fernando de Noronha informou que tomou todas as medidas necessárias para garantir apoio e assistência às famílias afetadas pelas fortes chuvas ocorridas na noite do sábado (22). O governo local também disse que tem realizado vistorias em vários locais da ilha, que podem apresentar riscos, buscando soluções para a recuperação.
Praias e trilhas liberadas
No final de semana, o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) fechou a Praia do Sancho, a Baía dos Porcos e a Trilha Capim-açu, também por conta das fortes chuvas. Após uma vistoria na manhã desta segunda (24), as praias e a trilha que fazem parte do Parque Nacional Marinho tiveram a visitação liberada.
Nós últimos dias, também foram registradas fortes ondas em Fernando de Noronha por conta do fenômeno natural chamado de swell. Segundo a direção do Porto de Santo Antônio, as operações de carga e descarga estão mantidas por não haver risco.
No domingo (23), o fotógrafo Carlos Antônio registrou uma embarcação enfrentando grandes ondas ao chegar ao porto da ilha. A lancha teve que “surfar” para chegar ao cais.
Barco enfrenta onda para aportar na ilha
Carlos Antônio/Acervo pessoal
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias