![](https://s2-g1.glbimg.com/F9c87_BNJpHC1OGp5ICK-yaBg6Q=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/i/8/FQYqZDRhGaksi1F72NvA/sebrae.png)
Agenda desta quarta-feira (12) incluiu visitas à Secretaria de Educação, Secretaria de Meio Ambiente e Sebrae para discutir parcerias e temas importantes para o desenvolvimento da região. Diretora-presidente da Fundação Rede Amazônica, Claudia Daou, fala sobre projetos da Fundação
Reprodução
Em agenda no Acre esta semana, a diretora-presidente da Fundação Rede Amazônica, Cláudia Daou Paixão e a diretora-executiva Mariane Cavalcante visitaram na manhã desta quarta-feira (12) o secretário de Educação do Acre, Aberson Carvalho.
À tarde, a equipe visitou a Secretaria de Meio Ambiente e o Sebrae para discutir parcerias e temas importantes para o desenvolvimento da região.
LEIA MAIS:
Fundação Rede Amazônica discute parcerias e projetos sustentáveis para Rio Branco
Fundação Rede Amazônica realiza visita institucional a Rio Branco para fortalecer parcerias e projetos regionais
Equipe da Fundação Rede Amazônica se reuniu com o secretário de Educação
Reprodução
Entre os assuntos debatidos na área da educação estava a retomada do Pré-Enem Legal, um programa gratuito do governo do Acre, gerido pela Secretaria de Educação e Cultura (SEE), que transmite aulões pelo canal Amazon Sat.
“A gente sabe que as diversidades culturais as questões da educação indígena, dos ribeirinhos, os povos das florestas tudo isso precisa ser pensado de forma pontual e a gente tem o entendimento de que a plataforma da transmissão do pre-Enem legal irá fortalecer ainda mais a qualidade da educação e a formação da nossa população,” avaliou o secretário Aberson Carvalho.
Durante a conversa, foram apresentados ainda os principais projetos da fundação e a proposta de trazer para o estado acreano o Pipoca Em Cena, que leva cultura e entretenimento para estudantes com oficinas de cinema.
“Fico feliz de trazermos projetos da Fundação, de poder prospectar a Fundação aqui. O pipoca em cena é um projeto realmente nosso, da casa e que nós temos um brilho nos olhos, porque você consegue identificar nas escolas aquelas crianças que têm o talento para essa,” comentou Cláudia Paixão.
“O grande diferencial realmente da fundação é que ela consegue trabalhar a educação de uma forma muito transversal dos seus outros projetos e a gente precisa começar a desenvolver e enxergar outros lugares que não sejam só Manaus,” acrescentou Mariane Cavalcante, diretora executiva da Fundação.
Equipe da Fundação Rede Amazônica visita o Sebrae no Acre
Divulgação
Agenda no Sebrae
Em agenda no Sebrae, a diretoria da Fundação se reuniu com o superintendente Marcos Lameira, e discutiu temas com foco na inovação.
“A Fundação Rede Amazônica tem os mesmos objetivos do Sebrae, trabalhar a transformação, a melhoria do ambiente de negócio e fazer com que juntos a gente consiga concretizar os esforços para que as pessoas consigam melhorar a sua vida. Esse é o nosso objetivo e momentos como esse são importantes, não somente para Rio Branco, mas para todos os municípios do estado aqui, para o desenvolvimento da nossa população e o desenvolvimento das empresas, dos pequenos negócios,” afirmou o superintendente.
Um dos projetos apresentados foi o Acelera Amazônia que apoia o desenvolvimento de empreendedores que atuam na Amazônia.
“O Sebrae tem trabalhado muito forte nessa questão da inovação e em nível estadual, tem sido destaque na região amazônica, levando para outros estados e levando inclusive para participar de feiras internacionais, muitas empresas que estão buscando, através da inovação, o seu crescimento e a sua transformação. Isso é importante. Então, agora a Rede Amazônica se juntando ao Sebrae, para que a gente consiga melhorar o ambiente de negócio,” finalizou.
Colaboraram Júnior Andrade e Lucas Thadeu, da Rede Amazônica.