O parque tem iniciativas como a manutenção da onça-pintada como espécie chave para o equilíbrio da biodiversidade. A Urbia Cataratas, responsável pela gestão da visitação pública do Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, investe em várias frentes para que todo o ecossistema natural – que é de grande relevância ecológica e beleza cênica – seja conversado e preservado em todas as esferas, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.
Initial plugin text
“A Urbia Cataratas tem a sustentabilidade como um dos pilares da sua governança. As atividades desenvolvidas aqui são avaliadas e planejadas, buscando alternativas que minimizem os impactos negativos e potencializem os impactos positivos”, afirma Mario Macedo, CEO da Urbia Cataratas. “Em 2024, reciclamos mais de 63 toneladas de resíduos na gestão de resíduos sólidos eficiente, e as emissões de Carbono referente a operação do Parque e apoio à visitação foram neutralizadas através da Compra de Créditos de Carbono, contribuindo com a redução dos impactos das mudanças climáticas”, destaca.
Estações de tratamento
O parque possui duas estações de tratamento de efluentes, garantindo que todo efluente gerado passe por correto tratamento, mantendo os padrões de qualidade. Parte dos efluentes tratados, passam por uma Central de Reuso de Água para que possam ser reutilizados nas descargas dos banheiros, reduzindo consumo de água e geração de efluentes. A Urbia Cataratas também realiza atividades de limpeza do Rio Iguaçu e educação ambiental com os visitantes e funcionários.
O tratamento de efluentes faz a reutilização da água.
Divulgação – Urbia Cataratas
Manutenção da onça-pintada
O Projeto Onças do Iguaçu é uma iniciativa institucional do Parque Nacional do Iguaçu, que realiza a conservação da fauna da unidade e com foco na onça-pintada como espécie chave no equilíbrio da biodiversidade. A presença da espécie indica a qualidade ambiental do ecossistema, considerado o maior felino das Américas. No atual censo, realizado a cada dois anos, o felino está estável no parque.
Projeto Onças do Iguaçu atua na conservação das onças-pintadas.
Divulgação – Urbia Cataratas
Como forma de intensificar os resultados do projeto e reconhecer o trabalho desenvolvido, a concessionária Urbia Cataratas e o ICMBio divulgaram o investimento de 3,6 milhões de reais no Onças do Iguaçu, reforçando o compromisso com a espécie e a biodiversidade da Mata Atlântica. O investimento prevê ampliar a equipe, estrutura e equipamentos do projeto.
Convênio de investimento para a manutenção da onça-pintada.
Divulgação – Urbia Cataratas
Pelos visitantes do parque, o projeto recebe o apoio pelo repasse da porcentagem de produtos vendidos nas lojas da unidade. Cada ambiente possui um espaço com produtos temáticos do felino, chamado Toca da Onça. Esses produtos são de produtores da comunidade e contam com lembranças que vão desde utensílios, objetos de decoração até camisetas personalizadas.
Sobre a gestão do parque
O Parque Nacional do Iguaçu é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e tem a gestão da visitação turística da Urbia Cataratas S.A., que está implementando um projeto robusto, moderno, inspirado nas melhores referências mundiais, para encantar ainda mais os visitantes e promover o desenvolvimento econômico da região.
Mais informações
[email protected]
www.cataratasdoiguacu.com.br