![](https://s2-g1.glbimg.com/ayYwig9Cs3IZqU1waclozeSTd_o=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/T/H/2sGDvwRFiUfEhj4z3ciA/whatsapp-image-2025-02-12-at-09.36.57-1-.jpeg)
As ações ocorreram nos municípios de São Miguel do Fidalgo e Esperantina. Diversas aves silvestres também foram resgatadas. Macaco-prego acorrentado e macaca bugio
Reprodução/ Semarh
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e a Polícia Militar realizaram, nesta terça-feira (11), duas operações de resgate de animais silvestres em áreas urbanas do Piauí. As ações ocorreram nos municípios de São Miguel do Fidalgo e Esperantina, resultando no resgate de um macaco-prego que vivia acorrentado e de uma macaca bugio criada pela comunidade, além de diversas aves silvestres presas em gaiolas.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Em Esperantina, a Semarh realizou uma operação em parceria com a Delegacia de Polícia do Meio Ambiente e a Segunda Companhia Independente de Policiamento Ambiental de Parnaíba.
Durante a fiscalização, a equipe encontrou um macaco-prego acorrentado com dois cadeados e uma corrente, além de 14 passeriformes, três papagaios-verdadeiros e dois curicas-jandaias. A operação foi desencadeada após denúncias de criação ilegal de animais silvestres na região.
Macaco-prego acorrentado é resgatado
Reprodução/Semarh
“Ações como essa mostram resultados positivos. Durante a operação, moradores do bairro onde os papagaios foram apreendidos entraram em contato manifestando interesse em devolver voluntariamente outras espécies que mantinham em cativeiro”, destacou Major Marinho da Semarh.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Já em São Miguel do Fidalgo, uma macaca da espécie bugio, que era alimentada diariamente por moradores foi resgatada pela 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1ª CIPA). O animal vinha sendo avistado há cerca de um ano na área urbana da cidade.
Macaca bugio é resgata pela Semarh
Reprodução/ Semarh
O Comando de Policiamento Ambiental recebeu informações sobre a presença do primata na região e, utilizando técnicas de atração com iscas, a equipe conseguiu capturar a macaca com segurança. O animal não apresentava ferimentos e será encaminhado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), em Teresina, que definirá seu destino adequado.
A Polícia Ambiental reforçou a importância de acionar as autoridades sempre que animais silvestres forem encontrados em áreas urbanas, evitando riscos tanto para a fauna quanto para a população.
O secretário de Meio Ambiente, Daniel Oliveira, ressaltou a importância da fiscalização e da conscientização da população para a proteção da fauna.
“A retirada de animais silvestres do seu habitat natural compromete o equilíbrio ecológico e causa sofrimento a essas espécies. Nosso compromisso é reforçar a fiscalização e as ações educativas para que mais pessoas entendam a necessidade de preservar a biodiversidade”, afirmou o gestor.
A operação faz parte da Semana de Defesa da Fauna e Flora, reforçando o compromisso dos órgãos ambientais na proteção da biodiversidade.
* Estagiária sob supervisão de Andrê Nascimento.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube