![](https://static.ndmais.com.br/2025/02/fotos-nd-2025-02-10t082634266.png)
Com o objetivo de aumentar o percentual de vacinados, a faixa etária do público-alvo da vacina contra a dengue em Blumenau, no Vale do Itajaí, foi ampliada, a partir desta segunda-feira (10).
![Criança recebendo a vacina da dengue em Blumenau A imagem mostra uma criança recebendo a vacina contra a dengue em Blumenau](https://static.ndmais.com.br/2025/02/fotos-nd-2025-02-10t082634266-800x600.png)
A vacina da dengue em Blumenau, antes disponível ao público entre 10 a 14 anos, agora começa incluir adolescentes entre 15 e 16 anos – Foto: Divulgação/Semus/ND
Novo público-alvo da vacina contra a dengue
A decisão de ampliar a faixa etária da vacina contra a dengue foi uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde. A vacina, antes disponível apenas para crianças de 10 a 14 anos, agora inclui adolescentes entre 15 e 16 anos.
O Ministério da Saúde entregou mais de 1,5 mil doses do imunizante ao município. A partir desta segunda-feira, todas as unidades de saúde com salas de vacina ativas já podem aplicar a dose.
De acordo com os índices vacinais contra a doença, 6.664 blumenauenses já tomaram a primeira dose da vacina contra a dengue, enquanto 2.345 receberam a segunda.
O secretário de Promoção da Saúde, Douglas Rafael, pede que os pais e responsáveis se conscientizem e levem crianças e adolescentes do grupo indicado para receber o imunizante.
Combate ao mosquito transmissor da dengue
Evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti é a principal forma de combater a dengue. Para isso, é necessário manter calhas, jardins e recipientes limpos, livres de água parada.
Piscinas vazias devem ser esvaziadas e cobertas, para evitar acúmulo de água em dias chuvosos. Quando cheias, as piscinas precisam ser tratadas com cloro.
A SES (Secretaria de Estado da Saúde) orienta que vasos e recipientes com plantas sejam higienizados, frequentemente, assim como vasilhas e tratadores de animais.
Manter as lixeiras tampadas, não acumular lixo ou entulhos, e guardar pneus em locais secos e cobertos são atitudes que contribuem para redução da incidência de dengue em Santa Catarina.