![](https://static.ndmais.com.br/2025/02/diabo-do-olho-negro.jpg)
Uma espécie rara de peixe carnívoro foi registrada próximo à costa de Tenerife, nas Ilhas Canárias, na Espanha. Conhecido como peixe “diabo-do-olho-negro”, ele foi flagrado durante uma expedição científica com um veículo operado remotamente, batizado como Don Ricketts, que captou imagens do animal em águas menos profundas do que seu habitat natural.
![](https://static.ndmais.com.br/2025/02/diabo-do-olho-negro-800x420.jpg)
O peixe “diabo-do-olho-negro”, ele foi flagrado durante uma expedição científica – Foto: Miguel Angel Gómez Garza/@magomezgarza/Instagram
Este é apenas o segundo registro em vídeo da espécie. O primeiro aconteceu em novembro de 2014, na Califórnia, e viralizou no YouTube, somando mais de 4,5 milhões de visualizações.
Curiosidades sobre o peixe ‘diabo-do-olho-negro’
O peixe é conhecido por sua bioluminescência: uma antena iluminada por bactérias que atraem presas para sua boca repleta de dentes afiados. De acordo com a bióloga Paula Santana, as fêmeas podem atingir até 20 centímetros.
![Peixe Diabo do olho negro Desenho da Disney e montagem do peixe](https://static.ndmais.com.br/2025/02/diabo-do-olho-negro-1-800x420.jpg)
Peixe “diabo-do-olho-negro” ficou conhecido após perseguir os protagonistas em “Procurando Nemo” – Foto: Disney/Miguel Angel Gómez Garza/@magomezgarza/Instagram
Enquanto os machos, dez vezes menores, não sobrevivem sozinhos e se acoplam ao corpo das parceiras como parasitas. Para muitos, o peixe remete a uma cena do filme Procurando Nemo, em que um animal semelhante persegue os protagonistas no fundo do oceano.
A bióloga explica que esse tipo de peixe vive a mais de mil metros de profundidade, onde a luz do sol não chega, tornando sua aparição em uma área mais rasa um evento raro. O registro durante o dia também surpreendeu os especialistas, já que a espécie costuma permanecer nas sombras das profundezas.
Assista ao vídeo
Vídeo de peixe chama atenção – Vídeo: Miguel Angel Gómez Garza/@magomezgarza/Instagram