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Testes foram determinados pela Agência Nacional de Aviação Civil, após a conclusão das obras na faixa central da pista do aeroporto. Obra é executada na pista do aeroporto de Fernando de Noronha
Ana Clara Marinho/TV Globo
Após uma sequência de atrasos que atravessou as gestões do ex-governador Paulo Câmara (sem partido) e da atual governadora, Raquel Lyra (PSDB), a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) informou que iniciou os testes para liberação do pouso de jatos em Fernando de Noronha. Por causa de problemas na pista, esse tipo de avião, de grande porte, foi proibido de pousar na ilha em outubro de 2022.
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Apesar do início dos testes, ainda não há previsão do retorno dos jatos. A proibição foi feita por parte da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que também exigiu que, após a conclusão das obras, fossem feitos testes para atestar a segurança da faixa central da pista do aeroporto.
O término do trabalho no eixo central foi informado pela agência ao g1 na terça-feira (4). O final do serviço também foi confirmado pela Semobi, responsável pelo obra.
“Foram concluídas as obras na faixa central, que é a primeira etapa da trabalho essencial à regularização junto à Anac para o retorno de aviões turbojatos”, informou a nota do governo do estado.
A Semobi também indicou que tiveram início os testes obrigatórios. “Os testes de pista, essenciais para a garantia da segurança do pouso e decolagem das aeronaves, estão em andamento e serão submetidos para à Anac, cabendo ao órgão a análise e posterior validação e liberação”, indicou a nota.
Proibição
Desde outubro de 2022, a Anac proibiu pousos de aviões de grande porte, como Boeings e jatos em Fernando de Noronha por causa das fissuras e dos buracos na pista do aeroporto da ilha.
A proibição levou a Azul a operar com um avião menor, do modelo ATR, e a Gol a suspender as atividades em Noronha. A Voepass iniciou viagens à ilha em janeiro de 2023, com a aeronave ATR.
A obra de recuperação está orçada em R$ 60 milhões. A pista do aeródromo da ilha tem 1.845 metros de extensão. A pavimentação do eixo central começou em 24 de setembro de 2024 (veja vídeo abaixo).
Obras são realizadas para recuperação da pista do aeroporto de Fernando de Noronha
Cronograma
O serviço de recuperação da pista do aeroporto de Fernando de Noronha teve diversos adiamentos, que provocaram atrasos no cronograma. Relembre a seguir:
Dezembro de 2022: o governo Paulo Câmara (PSB) divulgou que o trabalho de pavimentação começaria em abril de 2023;
Outubro de 2023: a Semobi informou que “as obras de recuperação dos pavimentos do Aeroporto Carlos Wilson seriam realizadas a partir de fevereiro do 2024, com os serviços de pavimentação do eixo central da pista e cabeceiras”, com previsão do término da primeira fase dos trabalhos no final de março de 2024;
Novembro de 2023: a gestora de Contratos e Aeródromos da Semobi, Cristiane Melo, afirmou que o material asfáltico chegaria na ilha em fevereiro de 2024, e a nova previsão era que o trabalho de recuperação do eixo central da pista terminaria em abril do ano passado;
Abril de 2024: a usina de produção de asfalto chegou a Fernando de Noronha;
Maio de 2024: o gerente de Projetos Especiais da Semobi, Antônio Olímpio, disse que a pavimentação da pista do aeroporto começaria até o final de junho de 2024;
Julho de 2024: Antônio Olímpio voltou a informar uma nova previsão para início da obra (até o final de julho de 2024);
Agosto de 2024: usina de asfalto é instalada em canteiro de obras no aeroporto de Fernando de Noronha;
Setembro de 2024: começa a pavimentação da pista, que tinha previsão de conclusão em 60 dias, prazo que não foi cumprido.
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