Adotei um gato filhote, e agora? Pets sempre trazem alegria para seus tutores. Porém, como todo animal de estimação, existem alguns cuidados necessários para adaptar e deixar o pet confortável com o novo lar.
Cuidados com um gato filhote
De acordo com a veterinária Aryadne Auana, felinos levam cerca pelo menos uma semana para se adaptar à casa nova. Por isso, principalmente os filhotes, precisam de atenção e cuidados redobrados.
Até os 12 meses de vida, o gato ainda é considerado um filhote e precisa ser constantemente supervisionado e receber os cuidados para a idade.
Cuidado com a saúde e como prevenir doenças
A primeira vacinação do filhote é essencial para mantê-lo protegido contra doenças infecciosas. A partir das 8 semanas de vida, o pet já pode receber as vacinas preventivas.
Existem, ao todo, quatro vacinas que os gatos precisam receber. Cada uma tem o propósito de prevenir doenças como a panleucopenia, rinotraqueíte, calicivirose, clamidiose, leucemia felina e raiva.
As vacinas devem ser feitas por um veterinário. Os tutores devem seguir o calendário das doses futuras proposto pelo profissional.
Brinquedos e entretenimento
Por mais que sejam pequenos, os filhotes também precisam gastar energia. Por isso, é preciso que brinquedos e arranhadores estejam disponíveis para que o pet interaja e libere a energia acumulada.
Socialização com outros pets
Caso você tenha outro pets em casa, não é recomendado que o gato filhote seja diretamente apresentado aos seus futuros companheiros.
É preciso realizar a adaptação e apresentar os pets aos poucos ao novo membro da família. O processo de adaptação pode demorar uma semana, um mês ou até mesmo um ano. É necessário ter paciência.
De acordo com a veterinária Aryadne Auana, uma maneira segura de socializar os pets é colocar uma porta telada no quarto onde o gato novo está. Para que ambos possam se acostumar um com o outro em segurança.
Outra alternativa é deixar o filhote dentro da caixa de transporte algumas vezes ao dia no mesmo ambiente dos outros animais.
Dieta adequada
Filhotes de até 7 semanas precisam do leite materno para receber os nutrientes que os fazem crescer saudáveis e fortes. Porém, segundo a veterinária Isabela Zitti, caso o filhote tenha sido separado da mãe, é possível alimentá-lo com fórmulas de leite para filhotes.
O ideal é consultar um veterinário para saber como e quanto alimentar o gato filhote, de acordo com cada caso.
Hidratação
Apesar de beberem o leite materno, após o desmame, é essencial oferecer água para o gato filhote. Caso ele ainda não esteja adaptado com a água direto da vasilha, é possível oferecer sachês de ração úmida para aumentar a hidratação do animal.
Caixa de areia
A partir das quatro semanas de vida o gato filhote já começa a utilizar a caixa de areia. Por isso, o tutor precisa separar um ambiente fixo na casa, onde o pet pode aprender a acessar sempre que precisar se aliviar.