O Avaí venceu o Hercílio Luz por 3 a 0 na noite desta quarta-feira (5), em Tubarão, e emendou a segunda vitória seguida no Campeonato Catarinense de 2025.
Hygor, Rigley e Jonathan Costa fizeram os gols da vitória do Leão da Ilha, que chega aos 12 pontos, na terceira posição da tabela. Por outro lado, o Leão do Sul e afunda na lanterna e segue sem vencer no Estadual.
Primeiro tempo
A principal surpresa do dia veio na escalação do Avaí. O recado que Enderson Moreira dá foi claro: é a vez dos garotos. Gaspar, Jamerson, que já havia iniciado na vitória contra o JEC, e Andrey, autor de um dos gols em Florianópolis, começaram no time titular. Além disso, Vagner Love ganhou o lugar de Cleber.
As mexidas pareceram dar mais criatividade ao Leão. A prova disso foi a equipe abrir o placar logo no início da partida com Hygor, que desencantou após seis rodadas.
:: TABELA DO CAMPEONATO CATARINENSE
O gol cedo deu a impressão que fazer gols, o problema “crônico” da equipe azurra na temporada, não seria mais um problema. Mas só parecia.
Se o calor era forte em Tubarão, mas o jogo ficou “morno” e picotado, com muitas faltas, após o gol. O Hercílio Luz ameaçou apenas uma vez em vacilo de Pedrão na saída de bola azurra e o Avaí, por sua vez, parecia satisfeito com a vantagem e pouco atacou.
Expulsão e ataque desencanta
O Hercílio esboçou uma reação no início do segundo tempo, mas a tentativa de pressão parou cedo após a expulsão do volante Alison, que acertou o rosto de Andrey com a sola da chuteira.
O Avaí demorou a “pegar no tranco” após a expulsão e o jogo ficou lento e muito faltoso na maior parte da segunda etapa.
Apenas após as mexidas do técnico Enderson Moreira, a equipe pareceu receber uma “injeção de ânimo” para se impor tecnicamente.
O grande destaque fica para o jovem Rigley, de 20 anos. O garoto entrou no lugar de Vagner Love, deixou o dele e ainda quase marcou mais um já nos acréscimos da partida.
A primeira do menino
O menino Tedesco, de apenas 16 anos, da base do Avaí, entrou no segundo tempo e realizou a estreia no time profissional. Ele entrou na vaga de Jamerson, outro garoto das categorias de base.
Lances do jogo:
1º tempo:
- 5′ – GOL DO AVAÍ! Zé Ricardo chuta forte de fora da área, o goleirão “colabora” e Hygor pega o rebote para abrir o placar.
- 6′ – CHANCE DO HERCÍLIO! Gabriel Silva dá “entortada” em Pedrão na entrada da área e chuta com perigo para fora.
- 19′ – CHANCE DO HERCÍLIO! A bola sobra para Matheus Neris na entrada da área e ele chuta por cima do gol.
- 49′ – CHANCE DO AVAÍ! Vagner Love tabela com Gaspar e bate forte de perna esquerda para a defesa de Renan Rocha.
2º tempo:
- 1′ – PRESSÃO DO HERCÍLIO! Em “blitz” no início do segundo tempo, a bola fica viva dentro da área do Avaí, mas César fica com ela.
- 14′ – CARTÃO VERMELHO! Alison levanta a perna e acerta a sola da chuteira no rosto de Andrey, do Avaí, e acaba levando vermelho direto.
- 36′ – CHANCE DO AVAÍ! Mário Sérgio invade a área e bate com perigo para fora.
- 39′ – GOL DO AVAÍ! Rigley recebe cara a cara com o goleiro e amplia para o Leão no fim do jogo.
- 43′ – GOL DO AVAÍ! Jonathan Costa recebe cara a cara com o goleiro e faz um golaço por cobertura.
Próxima parada
O Hercílio Luz volta a campo no domingo (9), quando visita o Concórdia no Oeste do Estado. No mesmo dia o Avaí recebe o Marcílio Dias no estádio da Ressacada, em Florianópolis.
FICHA TÉCNICA:
Hercílio Luz 0x3 Avaí – 7ª rodada do Campeonato Catarinense
HERCÍLIO LUZ: Renan Rocha; Lucas Lopes, Geninho (Luizão), Alisson e Léo Herrero; Alison, Matheus Neris (Filipe Fraga), Richard (Alex Henrique) e Gabriel Silva (Vitinho); Yuri (Dudu Tobias) e Kadu. Técnico: Paulo Baier
AVAÍ: César; Jonathan Costa, Pedrão e Eduardo Brock; Gaspar (Marcos Vinícius), Zé Ricardo, Andrey (Quaresma), Jamerson (Tedesco) e Mário Sérgio; Hygor (Cléber) e Vagner Love (Rigley). Técnico: Enderson Moreira
Gols: Hygor (AVA/5’1T), Rigley (AVA/39’2T) e Jonathan Costa (43’2T)
Cartões amarelos: Gabriel Silva, Kadu, Geninho (HER); Jonathan Costa, Gaspar, Eduardo Brock, Jamerson (AVA)
Cartão vermelho: Alison (HER)
Local: estádio Aníbal Costa, em Tubarão