O que significa sempre chorar durante uma discussão, segundo a psicologia

Chorar durante uma discussão pode parecer um sinal de fraqueza, mas, na verdade é uma resposta natural do corpo ao estresse e às emoções intensas. Seja por frustração, tristeza ou simplesmente pela sobrecarga emocional do momento, as lágrimas podem surgir como uma forma de aliviar tensões.

Criança a chorar durante uma discussão

Chorar durante uma discussão é comum, segundo psicologia – Foto: Reprodução/ND

O professor Robert R. Provine, da Universidade de Maryland, afirma que as lágrimas são um mecanismo de alívio emocional e geralmente surgem quando algo afeta uma pessoa.

Ou seja, é comum chorar não só durante uma briga ou quando se está com raiva, mas também durante momentos muito felizes ou inspiradores.

Por que é comum chorar durante uma discussão?

Estudos mostram que o choro é uma forma de autorregulação emocional, permitindo que a pessoa libere tensões acumuladas e reduza níveis de estresse.

Desta forma, o cérebro pode mandar as lágrimas para ajudar a acalmar o sistema nervoso e restaurar o equilíbrio emocional durante situações desafiadoras.

Em seu livro “Por que somente os humanos choram: desvendando os mistérios das lágrimas”, Ad Vingerhoets, especialista no estudo do choro humano, destaca que esse comportamento também tem um componente social, pois pode incentivar empatia e suporte emocional de outras pessoas.

Casal discutindo

Chorar durante uma discussão é uma forma de regulação emocional – Foto: Reprodução/ND

Ou seja, além de ajudar na autorregulação, o choro pode fortalecer conexões sociais e oferecer conforto em momentos de vulnerabilidade.

Além disso, o choro emocional, ao contrário do choro reflexo (como o causado por situações externas, como alergia ou poeira), libera substâncias químicas específicas, como o cortisol, que ajuda a diminuir a carga fisiológica associada ao estresse, proporcionando um efeito de alívio.

A culpa por chorar durante uma discussão pode estar no seu cérebro

O psicólogo e professor da Universidade de Stanford, James J. Gross, estuda emoção e regulação emocional e em um de seus artigos explicou como o choro pode ser uma resposta fisiológica.

Isso porque as lágrimas estão intimamente ligadas à ativação de áreas cerebrais responsáveis pelo processamento de emoções, especialmente a amígdala e o sistema límbico.

A amígdala, localizada no sistema límbico, desempenha um papel central na identificação de ameaças e na geração de respostas emocionais intensas, como medo, raiva ou tristeza.

Chorar durante uma discussão involuntariamente pode ser uma maneira do cérebro te acalmar

Chorar durante uma discussão involuntariamente pode ser uma maneira do cérebro te acalmar – Foto: Freepik/ND

Em situações de conflito, durante uma discussão por exemplo, a amígdala interpreta que existe uma possível ameaça emocional e ativa a resposta de “luta ou fuga” do corpo.

Isso envolve a liberação de hormônios do estresse, como o cortisol, que intensificam as emoções e preparam o corpo para reagir.

O sistema límbico, por sua vez, regula não apenas as emoções, mas também as memórias emocionais associadas a um fato. Desta forma, uma pessoa pode se lembrar de conflitos anteriores ou experiências dolorosas durante uma discussão atual, o que aumenta ainda mais a carga emocional do momento.

Já o córtex pré-frontal, responsável pela regulação e controle das emoções, pode ter dificuldade em inibir as respostas emocionais mais intensas, especialmente se a pessoa estiver muito estressada.

Esse desequilíbrio entre a ativação da amígdala e o controle do córtex pré-frontal pode resultar no choro como uma forma de alívio emocional e de liberação da tensão acumulada.

Devo me preocupar em chorar durante uma discussão?

Chorar em discussões é algo comum e natural, mas, se isso for desconfortável ou prejudicar a comunicação, existem estratégias que podem ajudar a controlar e gerenciar melhor essas situações:

  • Faça uma pausa: Quando perceber que as emoções estão ficando muito intensas, pare por um momento. Respire fundo, permita-se acalmar e retome a conversa quando se sentir mais equilibrado. Pausas curtas podem ajudar a relaxar tanto a mente quanto o corpo.
  • Comunique suas emoções: Expresse o que sente de forma clara e não agressiva. Adotar uma comunicação assertiva permite transmitir suas emoções de maneira controlada e evita que os sentimentos se acumulem ao ponto de transbordar.
  • Pratique técnicas de respiração: Respirações profundas e controladas podem ser muito eficazes para aliviar o estresse e a frustração. Ao regular a respiração, você reduz a tensão no corpo e acalma a mente, o que pode ajudar a evitar o choro.
  • Redirecione seus pensamentos: Durante a discussão, tente focar sua atenção em algo positivo ou em uma ideia que ajude a equilibrar suas emoções. Essa mudança de foco pode reduzir a intensidade emocional do momento.
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