Celebrado nesta segunda-feira (20), o Dia da Conscientização do Pinguim busca alertar as pessoas sobre a importância da preservação dos animais. Com mais de 15 espécies existentes, os pinguins são utilizados como barômetro dos efeitos da atividade humana nos polos, sendo sua preservação de extrema importância.
Qual o objetivo do Dia da Conscientização do Pinguim?
De acordo com a página Days Of The Year, embora o início da data seja desconhecida, o Dia da Conscientização do Pinguim surgiu na década de 2000, provavelmente inspirado pelos crescentes esforços de conservação das espécies.
Em 20 de janeiro de 2006, por exemplo, foi criada a Penguin Foundation, organização criada para salvar esses animais de contaminações geradas pelos humanos.
Para celebrar a data, algumas cidades sem habitats de pinguins realizam eventos como passeios virtuais, zoológicos oferecem alimentação de pinguins online e escolas organizam artesanatos com temas de pinguins.
Já nas regiões mais frias, onde os pinguins vivem, costumam ocorrer eventos como desfiles de fantasias dos animais, para conscientizar sobre a importância das aves para o planeta.
Como o Dia da Conscientização do Pinguim pode ajudar na conservação das espécies
Em 20 de janeiro, entidades e organizações reforçam a importância da preservação das espécies por meio de arrecadações, adoções simbólicas dos animais, divulgação de campanhas, entre outros.
A Penguin Foundation, por exemplo, oferece adoções simbólicas de pinguins, com os lucros apoiando a proteção do habitat.
Os pinguins passam a maior parte de suas vidas no gelo ou na água. Suas colônias variam consideravelmente em tamanho, de apenas algumas dezenas para milhões.