Entre as consequências do excesso de carga em caminhões e carretas estão o maior risco de acidente e degradação da infraestrutura de rodovias. Balanças de pesagem são fechadas e estão sem previsão de retorno na BR-101 em Linhares
As duas balanças de pesagem de veículos instaladas no trecho da BR-101 que passa pelo município de Linhares, no Norte do Espírito Santo, não estão funcionando devido a vandalismo e problemas técnicos. Essa situação leva mais riscos a motoristas que passam pela rodovia, dizem especialistas.
Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), não há previsão para reparo dos equipamentos e retorno das operações (veja nota no final da reportagem).
Linhares é o único ponto na rodovia no Norte do Espírito Santo que fiscaliza o limite de caminhões de carga. Entre as consequências do excesso de carga em caminhões e carretas, estão o maior risco de acidentes e a degradação da infraestrutura de rodovias.
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Segundo o especialista em trânsito Wilson Ribeiro, a ausência de fiscalização pode gerar consequências graves e até mortes de pessoas que utilizam a rodovia.
“O asfalto não aguenta o excesso de peso. Isso acaba causando um desnível e resultando também em acidente com carros pequenos, principalmente com quem não conhece a BR”, explicou o especialista.
Posto de Pesagem Veicular em Linhares
Jota Júnior
Wilson também fez um alerta sobre os riscos de dirigir um caminhão com excesso de carga, principalmente no período de chuvas, quando a atenção deve ser ainda maior.
“A frenagem fica mais difícil, principalmente em dias de chuva. Frear um carro com excesso de carga não é a mesma coisa que frear um carro que está com a carga normal em cima dele”, alertou Wilson.
O funcionamento das balanças é estabelecido por resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e elas ficam nos Postos de Pesagem Veicular, nas laterais das rodovias. O excesso de peso é considerado uma infração média no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pode acarretar 4 pontos na carteira e multa.
Para o especialista em trânsito Josimar Amaral, a falta da fiscalização realizada pelas balanças está diretamente ligada a fatores de risco no trânsito.
“Existe uma estrutura de resistência do pavimento condicionada ao peso bruto total dos veículos que vão circular. É uma questão de engenharia. Quando existe a limitação de peso, ou seja, de transferência de energia para pista, o excesso vai causar uma degradação na superfície”, explicou Josimar.
Além dos fatores ligados a questões de engenharia, Josimar lembrou que a falta da fiscalização também influencia no comportamento dos motoristas. “Sabemos há uma cultura: quando não tem fiscalização, isso favorece às ilicitudes”, disse.
Na opinião do especialista, a fiscalização deveria ser ainda maior e atuar, também, junto aos emissores. “Só há sobrecarga é porque alguém colocou”, disse.
Motoristas que utilizam a BR-101, no Norte do estado, relataram preocupação com os riscos de acidentes causados pelo excesso de peso nos veículos.
“É perigoso. O excesso de carga sempre é perigoso, tanto para o motorista do caminhão quanto para terceiros. O ideal é que todas funcionem e tem muitas balanças fechadas”, afirmou o caminhoneiro Elton Antônio Nunes, que atua no transporte de cargas há mais de 35 anos.
O que dizem os envolvidos
No dia 13 de janeiro, a ANTT enviou uma nota sobre a inoperação das balanças. Na ocasião, a ANTT enviou uma nota.
“O Posto de Pesagem Veicular (PPV) de Linhares (ES) está fechado temporariamente. A Balança Punitiva apresentou problemas, está inoperante e aguarda emissão de novo laudo de aferição pelo órgão metrológico. Já a balança seletiva também está inoperante em razão de ação criminosa de furto de fios e quebra de equipamentos. Ambas estão sem previsão de retorno neste momento. Já os PPVs de Serra, Viana e Rio Novo do Sul estão em operação normal”, disse a agência.
O g1 voltou a questionar à ANTT, no dia 14 de janeiro, sobre os custos e a previsão de reparo das balanças. No dia seguinte, a agência informou que a solicitação estava com a área responsável.
No dia 16, a reportagem entrou em contato novamente pedindo um retorno e, novamente, a ANTT disse apenas que “a solicitação está em apuração pela área responsável”. No dia seguinte, o órgão respondeu novamente:
“A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Eco101 informam que o Posto de Pesagem Veicular (PPV) de Linhares, localizado na BR-101, Km 137,5, encontra-se inoperante devido a atos de vandalismo e furto de equipamentos ocorridos em 18 de novembro de 2024. O funcionamento da balança está previsto para ser retomado dentro de um prazo de 120 dias, contados a partir de 16 de dezembro de 2024”.
Ainda segundo o órgão, esse período é necessário devido à importação dos equipamentos utilizados. “Além disso, a concessionária está investindo na construção de estruturas de reforço para prevenir novos atos de vandalismo que possam comprometer o sistema de pesagem”.
Os postos de pesagens localizados na Serra (BR-101, Km 249,5), Viana (BR-101, Km 301,7) e Rio Novo do Sul (BR-101, Km 393) permanecem em operação normal.
O g1 também procurou a concessionária responsável pela manutenção da rodovia federal, a Eco-101, para saber se já foi constato prejuízo nas condições da via devido ao excesso de carga de carretas e caminhões, mas não teve retorno até a publicação desta reportagem.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também foi procurada para informar como a fiscalização funciona quando não há balança.
Segundo a corporação, quando não há balança disponível, a PRF também utiliza a informação que consta na nota fiscal que circula junto das mercadorias e é analisada durante as abordagens individuais.
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