A primeira morte em decorrência das chuvas que atingem Santa Catarina foi confirmada nesta sexta-feira (18). Conforme o boletim enviado pelo Corpo de Bombeiros do estado (CBMSC) ao Portal iG, trata-se de um idoso de 72 anos, encontrado morto em Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis. Ele desapareceu após não ter retornado de um rancho de pesca na Praia de Palmas.
Ainda segundo o informe, entre quinta e sexta-feira, foram atendidas 366 ocorrências em 27 municípios, com assistência prestada a 2.007 pessoas. As áreas mais afetadas continuam sendo as regiões da Grande Florianópolis e do Litoral Norte.
Recomendações à população
Na nota, o CBMSC elenca pontos de atenção às seguintes situações:
- Consertos de Telhados: Evitar subir em telhados danificados sem a devida segurança, pois quedas são frequentes em situações de emergência.
- Fiação Elétrica Exposta: A água da chuva pode causar curto-circuitos e choques elétricos. Não toque em fios caídos ou estruturas metálicas próximas à rede elétrica.
- Crateras e Bueiros: Evite caminhar ou dirigir em ruas alagadas. Buracos e bueiros podem estar escondidos pela água, representando um grave risco de queda.
- Áreas de Encostas: Fique atento a sinais de deslizamento, como rachaduras no solo ou em paredes, inclinação de árvores ou postes e sons de estalos. Em caso de risco, saia imediatamente da área e entre em contato com as autoridades.
*Em atualização