Maquiagens perfeitas, rostos simétricos e bocas volumosas… assim é o universo das redes sociais, onde o filtro define o visual. Mas, tudo isso acabou nesta terça-feira (14). A Meta anunciou que, a partir de agora, os filtros do Instagram criados por terceiros serão removidos e somente estarão disponíveis aqueles criados pela própria empresa.
Conforme a empresa, a medida faz parte de uma estratégia anunciada pela Meta em agosto de 2024. Ou seja, após a remoção dos filtros criados por terceiros, será direcionado recursos para novas “iniciativas tecnológicas”.
Mas será que a retirada dos filtros foi uma decisão certeira? Segundo uma pesquisa realizada no Brasil e encomendada pela Allergan Aesthetics, empresa tratamentos estéticos médicos, cerca de 93% dos entrevistados concordam que o nível de cobrança estética se tornou irreal devido ao uso exagerado de filtros, e 94% acreditam que esse uso pode levar à diminuição da autoestima.
Como a ausência de filtros do Instagram pode impactar psicologicamente?
A psicóloga Marluci Tavares destacou ao portal ND Mais que a ausência desses filtros pode trazer benefícios, como o aumento do conforto com a própria aparência sem a necessidade de modificar a imagem com efeitos.
No entanto, ela também aponta que essa mudança pode gerar insegurança em alguns indivíduos, ao confrontá-los com aspectos de sua autoimagem que antes eram mascarados pelos filtros.
“A retirada do filtro traz um desconforto que pode ser uma oportunidade para a pessoa trabalhar o que sente dificuldade”.
Conforme Marluci, o filtro acaba sendo uma fuga. Por isso, é importante as pessoas se conscientizarem das suas dificuldades e começarem a trabalhar nelas, evitando comparações e aprendendo a se ver como realmente são.
A especialista também ressalta que, diante dessa mudança, algumas pessoas podem buscar alternativas, como outras ferramentas de edição de imagem, para atender aos padrões de beleza impostos pela sociedade.
“O ser humano é resiliente e, quando encontra um obstáculo, procura outras saídas”, observa.
Marluci enfatiza a importância de manter o equilíbrio e a naturalidade nos cuidados com a aparência, valorizando a individualidade de cada pessoa.
“Precisamos praticar mais a autenticidade. E nos perguntar: ‘por que preciso me moldar ao que a sociedade diz como padrão? O que isso vai me trazer? Como me sentirei?’”, salienta.
Ela destaca a importância de trabalhar a autoaceitação e questionar os padrões estabelecidos:
“Tudo isso nos faz pensar sobre a questão do padrão, do autoconhecimento e da autoaceitação. É preciso aproveitar a retirada dos filtros para treinar a habilidade da autoaceitação e lidar com as diferenças, em vez de lutar para se moldar e atender às expectativas dos outros.”
Para toda decisão, há uma nova atualização
Em compensação, a Meta agora aposta em uma nova ferramenta de IA (inteligência artificial), a Movie Gen, que permite criar vídeos e sons personalizados a partir de uma simples entrada de texto.
A ferramenta possibilitará editar fotos existentes e transformar imagens pessoais em vídeos. Com o fim dos filtros do Instagram, a Meta promete uma transição tranquila para essa nova fase, destacando que as possibilidades com a Movie Gen são um passo importante para a evolução das experiências digitais.