Laura Catarina vai do luto à cura em ‘Estrela’, álbum em que recria músicas do pai, Vander Lee, morto há sete anos


Disco sai em 5 de maio e traz Dani Black na canção ‘Românticos’ e Mariene de Castro na faixa ‘Do Brasil’. Laura Catarina dá voz a canções como ‘Esperando aviões’ e ‘Onde Deus possa me ouvir’ no álbum ‘Estrela’, produzido por Baka
Natie Paz / Divulgação
“Me sentindo não pai, mas um colega de passagem, somos todos dessa mesma linhagem. Aqui como irmão, um filho do mesmo Criador. Dizer do privilégio de poder ter visto essa voz, essa criatura se formando, se fazendo, e estar seguindo junto nesse rio bonito que é o rio da canção”.
♪ Essas palavras são ouvidas na voz de Vander Lee (3 de março de 1966 – 5 de agosto de 2016), sob fundo musical, na introdução do álbum que a filha do artista mineiro, Laura Catarina, lançará em 5 de maio, com capa que expõe a cantora em foto de Natie Paz.
A faixa de abertura do disco se chama apropriadamente Benção. Intitulado Estrela – Laura Catarina canta Vander Lee, o álbum em que a cantora mineira dá voz à seis músicas do pai, após Benção, foi gravado em Belo Horizonte (MG) com arranjos e produção musical de Baka.
Na visão de Laura Catarina, o álbum Estrela ilumina jornada em que a artista foi do luto à cura ao aprender a conviver com a saudade do pai, morto repentinamente há sete anos.
Batizado com o nome do congado apresentado por Maria Bethânia há 14 anos no álbum Encanteria (2009) e regravado por Laura Catarina com alterações na parte melódica (“Transformamos a melodia do refrão, que era um pouco melancólica na versão original, em uma versão mais radiante”, detalha a artista) e com a pegada contemporânea do som orquestrado por Baka, o álbum Estrela alinha no repertório os três maiores sucessos do cancioneiro de Vander Lee.
Românticos (1999) ganha a adesão vocal do cantor Dani Black e toque de R&B. Canção tristonha, Onde Deus possa me ouvir (2003) foi abordada por Catarina com a intenção de fazer a letra soar mais leve. Já Esperando aviões (2002) pousa no disco com o peso da saudade carregada por Laura Catarina e, em menor grau, pelos admiradores angariados por Vander Lee em todo o Brasil.
Entre as três músicas menos badaladas do álbum Estrela, Do Brasil (2006) traz a voz de Mariene de Castro em gravação já lançada em single editado em outubro de 2022. A música foi lançada por Vander Lee no álbum ao vivo e DVD em que o cantor também apresentou a canção Pensei que fosse o céu (2006), outra música selecionada por Laura Catarina para o álbum Estrela.
Também lançada por Vander Lee em disco ao vivo, Sonhos e pernas (2003) completa o repertório do álbum em que Laura Catarina revive o cancioneiro do pai.
Capa do álbum ‘Estrela – Laura Catarina canta Vander Lee’
Natie Paz com arte de Laura Lao

Adicionar aos favoritos o Link permanente.