Plano terá início a partir deste domingo (1º) e vai até 31 de março de 2025. Defesa Civil inicia Plano Preventivo para combater danos causados pela chuva durante o verão em Guarujá, SP
Divulgação/Prefeitura de Guarujá
As Defesas Civis do Estado de São Paulo e de Guarujá, no litoral paulista, anunciaram o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), uma iniciativa com o objetivo de conter os possíveis danos causados pelas fortes chuvas que acontecem na cidade durante a temporada de verão. O PPDC terá início neste domingo (1º) e vai até 31 de março de 2025, podendo ser prorrogado.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
De acordo com a Prefeitura de Guarujá, o plano indica a realização de previsões meteorológicas diárias, acompanhamento da chuva, monitoramento de áreas de risco geológico suscetíveis a alagamentos, enchentes e inundações em tempo real.
O PPDC conta com 15 estações com pluviômetros automáticos – utilizados para medir a quantidade de chuva de um local – , que cobrem 143 km² de extensão da Ilha de Santo Amaro, que banha Guarujá. Também há uma plataforma de coleta de dados geotécnicos, que medem a umidade do solo, na região da Vila Baiana e na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra do Guararu.
A administração municipal informou que, enquanto o plano estiver em vigor, serão emitidos avisos meteorológicos sempre que as condições climáticas indiquem risco potencial de deslizamento, alagamento ou inundação.
As mensagens serão enviadas por meio de canais de mensagens, com SMS, WhatsApp e Telegram. Além disso, os comunicados também serão publicados nas redes sociais da Prefeitura de Guarujá e da Defesa Civil.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos