Agentes do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas), vinculados ao Ministério Público de Santa Catarina, realizam, nesta sexta-feira (29), o cumprimento de 18 mandados de busca e apreensão, contra membros de duas torcidas organizadas de Florianópolis. Os integrantes são suspeitos de participação e incitação à violência após uma partida de futebol entre Figueirense e Avaí.
Segundo informado pelo órgão, os mandados são cumpridos em endereços particulares e também nas sedes das torcidas organizadas Gaviões Alvinegros e Mancha Azul, nos bairros Estreito e Carianos, em Florianópolis.
A ofensiva foi denominada Torcida Segura, busca desarticular as condutas criminosas de integrantes das torcidas organizadas para eliminar a prática de atos de violência no futebol catarinense.
Operação mira torcidas organizadas de Florianópolis
As investigações começaram após um confronto violento entre membros das torcidas organizadas, em um posto de gasolina em São José, na Grande Florianópolis. A briga aconteceu após uma partida entre Avaí e Sport Recife, no dia 9 de agosto.
Na ocasião, os suspeitos participaram de uma briga generalizada, com uso de barras de madeira e ferro. Quatro homens ficaram gravemente feridos, um deles chegou a ter perda de massa encefálica. Veículos de envolvidos também foram depredados na confusão.
Durante a ofensiva, desta manhã, um homem foi preso, em flagrante, por porte ilegal de munições. Aparelhos eletrônicos, documentos, barras de ferro e outros itens foram apreendidos.
Segundo a investigação, os alvos são suspeitos de associação criminosa e outros crimes correlatos, como incentivo e prática a violência no esporte. Um homem foi preso, em flagrante, com drogas