A Estrada Bonita é uma via com cerca de cinco quilômetros de extensão localizada no distrito de Pirabeiraba, região rural de Joinville. Seu portal de entrada fica às margens da BR-101 e dois últimos quilômetros ultrapassam a fronteira geográfica da “Cidade das Flores” e chegam na vizinha Garuva.
Cercada por morros, campos verdes e margeada pelo Rio Pirabeiraba, onde é possível tomar banho, a Estrada Bonita é um trajeto bucólico em meio à agitação da cidade mais populosa de Santa Catarina. Ao longo do caminho, há restaurantes, cafeterias, museus, entre outros estabelecimentos para conhecer.
Confira a seguir o que encontrar e como chegar na Estrada Bonita e programe seu roteiro rural por Joinville.
Atrativos na Estrada Bonita: opções de lazer para o dia inteiro
De seu portal de entrada até quase o final do trajeto, já em Garuva, a Estrada Bonita reserva aos visitantes ao menos seis atrações de lazer. Confira quais são.
Museus
A propriedade Ango Kersten é uma das primeiras a aparecer no trajeto. Aberta à visitação todos os dias, um de seus atrativos é um museu com utensílios e ferramentas antigas utilizados pelas famílias rurais de Joinville. Ainda há loja de artesanato e de produtos coloniais no local e aos domingos, mediante agendamento, tem também passeio de trator.
Pouco mais de três quilômetros adentro pela Estrada Bonita, há outro museu, esse dedicado a automóveis de duas rodas. O Museu de 2 Rodas fica dentro do Recanto Gehrmann e conta com cerca de 400 exemplares, entre motos e bicicletas antigas, incluindo réplicas de meios de locomoção anteriores à própria criação da “zica” (jeito que o joinvilense chama a bicicleta) como a conhecemos hoje. O espaço abre aos finais de semana e feriados.
Orquidário
Aos apaixonados por flores, o Orquidário Reinheimer é destino certo no roteiro pela Estrada Bonita. Fazendo juz ao título de Joinville de Cidades das Flores, o local cultiva milhares de plantas de diversas partes do mundo, espalhadas pela propriedade que é cercada por campos e morros verdes. O espaço é aberto a quem queira visitar e também fazer compras.
Pesque Pague
Muito próximo ao orquidário, fica a propriedade da família Hattenhauer, onde há uma lagoa para pesca, cercada por um amplo gramado, emoldurado pelos morros da região. O sítio também trabalha com aluguel de churrasqueiras e venda de conservas e geleias.
Parque natural
O Parque Recanto Diamante é uma das últimas propriedades abertas à visitação na Estrada Bonita. Além de pequenas trilhas e cascata boa para crianças, conta com fazendinha, parquinho infantil, pedalinho no lago, área para piquenique e restaurante. O local abre aos finais de semana e feriados.
Banho de rio
A Estrada Bonita é toda margeada pelo Rio Pirabeiraba. De águas cristalinas, é um dos pontos de refúgio da população e de visitantes nos dias de calorão em Joinville.
Entre as pedras e a vegetação circundante, as pessoas costumam tomar banho nas proximidades do Restaurante Tia Martha e do Recanto Diamante. Para isso, basta chegar e garantir um lugar.
Gastronomia: 7 locais para comer na Estrada Bonita
Fora as atrações de lazer, a rota rural de Joinville tem também ótimos atrativos para o paladar e o estômago. Ao longo de seus cinco quilômetros, há sete estabelecimentos gastronômicos, que servem almoços e/ou os tão característicos cafés coloniais da cidade.
Restaurantes para almoçar
O Restaurante GrunWald é, literalmente, o que abre o leque de opções da Estrada Bonita, localizado bem ao lado do pórtico de entrada da via. Ali, é possível provar pratos típicos da imigração alemã tanto no buffet como à la carte.
Entre outras opções, no restaurante do Parque Recanto Diamante também há pratos típicos à la carte. O local ainda oferece pastéis e porções, para saborear em meio à natureza.
Por sua vez, no bistrô Casa da Doce Bruxinha, a gastronomia alemã é combinada à italiana para oferecer aos clientes pratos das duas nacionalidades, feitos artesanalmente.
Já o restaurante do Recanto Gehrmann, onde fica o Museu 2 Rodas, funciona como buffet livre e põe sobre a mesa uma variedade de opções. À tarde, as panelas são substituídas por bolos, pães e tortas para o café colonial. Quem faz refeições por lá, pode usufruir das piscinas naturais da propriedade, sem custos.
Por fim, o Restaurante Tia Martha é outra opção para o almoço de final de semana na Estrada Bonita. Localizado bem ao lado do ponto de banho mais concorrido do Rio Pirabeiraba, quase no final do trajeto, conta igualmente com um buffet variado de opções.
Café colonial
Quem prefere um café rural em vez do almoço, terá ao menos três bons motivos para visitar a rota rural de Joinville. A Alles Blau – cuca e café, a Dona Zita e o já mencionado Recanto Gehrmann são três propriedades que servem café colonial aos finais de semana.
Pães, salgadinhos, tortas, bolos e as famosas cucas alemãs não faltam nos buffets de cada um desses espaços, dispostos ao longo da Estrada Bonita.
Hospedagem
Para prolongar sua estada pela rota rural de Joinville e descansar ao som do rio e dos pássaros e com vista para as montanhas, existem ao menos quatro opções de hospedagem pela Estrada Bonita.
A primeira delas, a Rural Mews Hospedagem, fica na verdade antes de passar pelo portal turístico do trajeto. Simples e familiar, oferece quartos que acomodam até seis hóspedes e aceita animais de estimação.
O objetivo da propriedade é aproximar as pessoas das atividades rurais, por isso a estadia ali dá direito a acompanhar os afazeres com a agricultura familiar e a pecuária.
Fora essa opção, há também uma cabana rústica e uma casa de campo, o Recanto Vultuoso, possíveis de serem alugadas pelo Airbnb. Esse último, hospeda até 20 pessoas e dispõe de hidromassagem, piscina, quadra esportiva, lago para pesca, além de todas as belezas naturais e atrações da própria Estrada Bonita.
Como chegar na Estrada Bonita
Do Centro de Joinville até o portal turístico da Estrada Bonita, no distrito de Pirabeiraba, são cerca de 24 quilômetros. O caminho até lá é pela BR-101.