O Dia de Doar será celebrado, nesta sexta-feira (29), com ações da campanha Doa Criciúma e Região, liderada pelo Núcleo do Terceiro Setor da Acic (Associação Empresarial de Criciúma). A arrecadação de doações beneficiará entidades sociais da região.
Todos os donativos e o dinheiro arrecadado serão revertidos em favor das diversas causas sociais representadas pelas 24 nucleadas, que com seu trabalho impactam diretamente na vida de mais de 40 mil pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos.
“Queremos transformar nossa região em um exemplo de compaixão e apoio mútuo. Com esse movimento, pretendemos alcançar um impacto de solidariedade e altruísmo, em que as pessoas vão se sentir melhor. Queremos gerar essa consciência sobre a importância da doação, do amor ao próximo”, afirma Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias, coordenadora do Núcleo.
É possível doar materiais de higiene, limpeza, alimentos ou dinheiro via Pix ([email protected]).
As arrecadações ocorrerão em supermercados e pontos de coleta na Acic, Afasc, Unesc, Associação Vida Ativa São José, Instituto de Educação Especial Diomício Freitas, na Rede Feminina de Combate ao Câncer de Içara, além de diversos supermercados da região.
Supermercados onde ocorre as arrecadações:
- Giassi (Bairro Santa Bárbara, em Criciúma);
- Lino Supermercado (Balneário Rincão);
- Supermercado Beira-Mar (Balneário Rincão);
- Supermercado Santa Bárbara (Balneário Rincão);
- Abimar Supermercado (Balneário Rincão);
- Rosso Supermercados (Bairros Centro e Comerciário, em Criciúma);
- Moniari Supermercados (Bairro São Luiz, em Criciúma);
- Althoff Supermercados (Bairros Michel e Pinheirinho, em Criciúma);
- Supermercados Manentti (Bairros Próspera, Santa Luzia e Distrito do Rio Maina, em Criciúma);
- Combo Atacadista (Centro de Criciúma e em Içara);
- Rosso Supermercados (Bairros Comerciário e São Luiz, em Criciúma).
- Combo Atacadista (Içara).
Saiba mais sobre o Dia de Doar
A iniciativa mundial faz parte do movimento chamado #GivingTuesday. A proposta surgiu nos Estados Unidos, em 2012, como forma de incentivar a doação das pessoas às organizações sociais.
A ideia era se contrapor aos dias de grande consumo, como a Black Friday. No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global.
“A cultura de doação já está muito presente em Criciúma, mas é preciso fortalecê-la, para que as organizações sociais possam manter e ampliar os serviços que são tão relevantes, seja na educação, no esporte, na qualificação profissional, na assistência social, na saúde ou na inovação. O Terceiro Setor promove a inclusão, a sustentabilidade, a melhora na qualidade de vida das pessoas”, destacou o presidente da Acic, Valcir José Zanette.