Em cinco anos, projeto ‘Van Cozinhar’, de Rui Morschel, impactou mais de 150 cozinheiros do Paraná. Influenciador, que também é cozinheiro, incentiva identidade paranaense nas refeições que ensina. Influenciador com receitas virais leva educação alimentar para cozinheiros escolares
O curitibano Rui Morschel, de 32 anos, encontrou na culinária, na educação e no amor pela terra natal a inspiração para transformar vidas.
Cozinheiro e influenciador digital, Rui conquistou mais de um milhão de seguidores com receitas virais. O impacto dele, porém, vai além das redes: após o sucesso, Rui resolveu levar educação alimentar para cozinheiros de escolas públicas do Paraná e criou o projeto “Van Cozinhar”.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
“Eu acho que esse projeto tem muito de trazer a valorização e mostrar que a gente precisa cozinhar comida boa. Primeiro pras crianças e segundo como profissão mesmo […] É também um jeito de valorizar o que é nosso, nossos pratos”, falou.
Rui Morschel, cozinheiro e influenciador
Redes sociais
No projeto, Rui faz a capacitação de cozinheiros e cozinheiras escolares gratuitamente. Um dos focos, segundo ele, é ensinar aos profissionais a chamada educação alimentar, conceito que vai além da nutrição e tem também um papel histórico, mesclando a alimentação com a identidade paranaense.
“Hoje o meu projeto ele é 100% social, não é remunerado. Então eu dou o meu tempo e ele tá lá formalizado com uma doação de serviços, como se fosse uma doação de consultoria […] Já levei, por exemplo, uma receita de peixe caiçara, bem tradicional do nosso litoral, refogado com legumes”, conta.
LEIA MAIS:
‘Conserto caro’: Carro estacionado que capotou ‘sozinho’ não tem seguro, diz dona
Pinhais: Presa no Paraná é encontrada morta após família apresentar laudo de problemas psiquiátricos e ter pedido de transferência negado pela Justiça
Programação: Verão no litoral terá Péricles, Michel Teló, Titãs e mais 30 shows gratuitos
O projeto, que começou em 2019, roda o estado em um motorhome com cozinha adaptada, onde as capacitações são feitas.
Na primeira turma, realizada em Campo do Tenente, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), 14 cozinheiras de 20 escolas participaram. Juntas, elas atendendiam cerca de mil alunos.
Rui Morschel, cozinheiro e influenciador
Redes sociais
De lá para cá, mais de 140 cozinheiros, de 50 escolas, foram atendidos. Indiretamente, o trabalho do influenciador teve impacto nas refeições de mais de 12 mil alunos.
Paralelamente, nas redes, Rui continua ensinando receitas simples. O objetivo dele é apresentar às pessoas “uma cozinha real”, em que todos podem aprender refeições saudáveis.
“Eu sempre gostei muito de ensinar, o meu negócio é a educação. E as redes sociais me ajudaram nisso. Eu sou um produtor de conteúdo, mas eu considero que as redes são a minha plataforma de ensino”, disse.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias em g1 Paraná.