PF e Receita Federal fazem operação contra grupo criminoso que fraudava importação de smartphones no Amazonas


Segundo investigações o grupo atuava em quatro estados e movimentou cerca de 80 milhões de reais Operação ocorreu de forma simultânea em outros três estados
Jucélio Paiva/ Rede Amazônica
A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram na manhã desta quinta-feira (28) a operação ‘Hidden Circuit” que visa desarticular um grupo criminoso que importava ilegalmente smartphones. Os agentes da PF e da Receita fizeram diligência em uma loja de smartphones localizada na Na rua São Luiz, bairro Adrianópolis, na Zona Centro-Sul de Manaus.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
De acordo com as investigações, influenciadores digitais que atuam como “coaches” ministravam cursos para seus seguidores ensinando a fazer a importação dos produtos sem o recolhimento de impostos e os orientam como proceder para se esconderem das autoridades. Além do Amazonas, a operação ocorreu em Goiás, Mato Grosso, e Tocantins.
Durante a operação foram 76 mandados de busca e apreensão e sequestro de bens. A investigação aponta que prejuízos aos cofres públicos podem chegar a 80 milhões de reais por ano, somente em tributos federais sonegados.
Ainda conforme a PF, as empresas envolvidas e identificadas têm uma movimentação financeira milionária, com utilização de criptomoedas para realizar as transações ilegais e a lavagem de capitais oriundos dos crimes praticados.
A investigação é decorrente do desdobramento da Operação Mobile, que foi deflagrada em abril deste ano, desencadeada a partir da prisão em flagrante de vários transportadores de mercadorias, especialmente eletrônicos, sem os pagamentos dos devidos tributos
Os integrantes do grupo criminoso devem responder pelos crimes de descaminho, organização criminosa, evasão de divisas, incitação ao crime e lavagem de capitais.
*Matéria em atualização
LEIA TAMBÉM
PF desarticula esquema que vendia bens apreendidos envolvendo delegado e secretário no AM
Projetos de lei propõem reajustes salariais de 29% para prefeito e de 37% para vereadores de Manaus
Adicionar aos favoritos o Link permanente.