Morre em Israel o homem que executou Eichmann na forca

(Arquivo) Audiência de julgamento de Adolf Eichmann em Jerusalém, em 11 de abril de 1961

Shalom Nagar, o homem que executou em 1962 o criminoso nazista Adolf Eichmann na forca, morreu nesta quarta-feira (27) aos 88 anos, informaram veículos de informação israelenses.

Nagar, funcionário do serviço penitenciário, foi escalado para executar Eichmann na forca. O criminoso nazista foi condenado à morte por um tribunal israelense após um julgamento histórico em 1961 e 1962.

Eichmann foi executado na madrugada de 1º de junho de 1962 e seu corpo foi cremado depois. Ele é até hoje a única pessoa executada em Israel. Suas cinzas foram espalhadas no Mar Mediterrâneo, fora dos limites das águas territoriais de Israel.

O oficial das SS foi julgado por sua participação na chamada Solução Final, que enviou para a morte seis milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

Eichmann foi sequestrado em 11 de maio de 1960 por agentes do Mossad – o serviço de inteligência externa de Israel — na Argentina, onde havia se refugiado com uma identidade falsa, antes de ser levado, dopado, para Israel.

Nascido no Iêmen, Shalom Nagar acabou deixando o serviço penitenciário e se tornou religioso.

Um documentário sobre o verdugo foi gravado sobre em 2011. “Durante um ano tive pesadelos por causa dele”, confessou ele no filme.

Segundo a imprensa israelense, Nagar vivia no assentamento de Kyriat Arba, na Cisjordânia ocupada.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.