Para os amantes de aventura e emoções fortes, a tirolesa de Ibirama, no Alto Vale do Itajaí, oferece uma experiência imperdível. Considerada uma das maiores tirolesas urbanas do Brasil, a estrutura impressiona com mais de 1 km de extensão e uma altura de tirar o fôlego: 92 metros.
Tirolesa em Ibirama perdeu o posto de maior do Brasil recentemente
Por anos, a tirolesa de Ibirama ostentou o título de maior do país. No entanto, a recente inauguração de uma concorrente, em Feliz, no Rio Grande do Sul, a fez descer uma posição no ranking nacional.
Ainda assim, a adrenalina segue garantida, atraindo visitantes em busca da sensação de liberdade ao deslizar a uma velocidade de até 60 km/h.
Segundo o operador da tirolesa, Darcio Lucas, a descida dura em média dois minutos, podendo variar conforme o peso da pessoa e conta qual época a atração é buscada. “A tirolesa está em operação há 12 anos e a maioria das vezes, o verão é a época em que mais pessoas vêm a atração”, completa.
Veja como é descer na tirolesa em Ibirama
Um fator que chama muito a atenção é a segurança. Conforme Darcio, as pessoas se sentem bem e confiantes em descer na tirolesa. “É muito divertido, a paisagem é linda, além de ser uma atividade bem segura, tanto que a idade miníma é de 4 anos”, explica.
A segunda maior tirolesa do Brasil atende aos sábados, domingos e feriados a partir das 14h. O preço é de R$ 80,00 por pessoa, independente da idade.
Como chegar na tirolesa em Ibirama?
Para chegar em Ibirama, vindo de Blumenau, o caminho mais conhecido é via BR-470, passando por Indaial, Rodeio, Ascurra e Apiúna. Já para os que vem do Alto Vale do Itajaí, a SC-340 tem acesso direto à cidade.
A recepção da tirolesa está localizada no centro de Ibirama, atrás do antigo hospital Hansahoehe.