Samba de João Nogueira ecoa no primeiro álbum da big band norte-americana Gafieira Rio Miami


♪ Bamba do samba da cidade do Rio de Janeiro (RJ), revelado no alvorecer da década de 1970, o carioca João Nogueira (12 de novembro de 1941 – 5 de junho de 2000) compôs sambas que caem em suingue singular – geralmente em parceria com o letrista conterrâneo Paulo César Pinheiro – e que evoluem muito bem em salão de gafieira.
Não é por acaso que, das 12 músicas selecionadas pela Gafieira Rio Miami para o primeiro álbum da big band norte-americana formada pelo baixista brasileiro Diogo Brown, três são sambas da lavra de Nogueira.
Capa do álbum ‘Bring back samba’, da big band Gafieira Rio Miami
Divulgação
Com arranjos de Ricardo Gilly e o canto de Isa Duarte, principal vocalista da banda criada em Miami (EUA) com músicos brasileiros e de outros países (há instrumentistas de Cuba, dos EUA e da Venezuela), o disco Bring back samba ecoa Nó na madeira (João Nogueira e Eugênio Monteiro, 1975) – um dos sambas mais famosos do compositor – e Eu hein, Rosa! (João Nogueira e Paulo César Pinheiro, 1979), este gravado com o toque da guitarra de Chico Pinheiro.
Já Baile no elite (1978), parceria de Nogueira com Nei Lopes, ganhou a voz do convidado Moyseis Marques e o sopro do clarinete de Anat Cohen.
Lançado em 28 de maio, o álbum Bring back samba também traz a voz e o piano elétrico de João Donato em gravação de A rã (1974), parceria de Donato com Caetano Veloso.
Gafieira Rio Miami é banda que agrega músicos do Brasil, Cuba, Venezuela e Estados Unidos
Andres Ferro / Divulgação

Adicionar aos favoritos o Link permanente.